Pinacoteca do Estado

Hilma af Klint: “Mundos Possíveis”, na Pinacoteca do Estado

Está em cartaz na Pinacoteca do Estado a mostra “Hilma af Klint: Mundos Possíveis” que reúne 130 obras da artista. A grande maioria produzida entre 1906 e 1920, estabelece uma rara oportunidade para os apreciadores perscrutar a real dimensão de um percurso extremamente inovador mas sobretudo sensível, uma artista pioneira do abstracionismo que desenvolveu toda uma linguagem revolucionaria precedendo artistas de ponta como Wassily Kandinsky, Kazimir Maliévitch, Piet Mondrian e Frantisek Kupka.

A artista sueca Hilma af Klint (1862-1944) trilhou um caminho essencialmente revelador, lhe permitindo experiências marcantes, refletidas em seu labor, tendo herdado de sua família uma grande paixão pela Botânica e Matemática. A artista chegou a esconder do mundo as cerca de 1.200 obras abstratas que produziu.

A exposição permite ao visitante assimilar a representação física do mundo espiritual em tela. Hilma pintou o invisível, encarna o lado enigmático no campo astral, foi uma das primeiras gerações de mulheres educadas na Academia Real de Artes de Estocolmo. Deixou um rico legado formado por 1.200 pinturas, 124 cadernos de notas e desenhos e ao redor de 26.000 páginas manuscritas e datilografadas espelhando a espiritualidade na sua misteriosa dimensão.

Agrupadas em séries, as obras estão distribuídas em sete salas. Duas delas ocupadas pelo conjunto “As Dez Maiores”,  um dos pontos mais marcantes da exposição, pintada em 1907 e reconhecida como uma das mais grandiosas obras abstratas do mundo – um conjunto impressionante que reflete a visão de uma artista conectada com as manifestações espirituais, um vasto campo para pesquisas mais profundas, ultrapassando os parâmetros da Física e questionando os limites da própria existência. São  dez trabalhos de cerca de três metros de altura. As  obras foram emprestadas pela Fundação Hilma af Klint, gerida pela família da artista.

Para o curador e Diretor-geral da Pinacoteca,  Jochen Volz , o protagonismo invisível de Hilma é um dos fatores que ressalta a importância da mostra que inaugura o calendário da Pina de 2018. “Os trabalhos de Hilma provocam uma reflexão sobre a história da arte. Ela criou o abstracionismo antes dos homens, mas ninguém sabia. Ela passou despercebida, mas, agora que sabemos, precisamos tentar reescrever a história.”

“O trabalho de Hilma af Klint dialoga de certa forma com o sincretismo e a pluralidade de cosmovisões tão presente na cultura do Brasil. A serialidade encontrada em sua obra também aparece na arte brasileira, em especial no concretismo e neoconcretismo”, explica Volz.

O público pode visitar a mostra até 16 de julho de 2018.

Pinacoteca do Estado
Foto: Reprodução

Serviço: Pinacoteca do Estado

Hilma af Klint: Mundos Possíveis

Onde? Pinacoteca do Estado de SP

Endereço:  Praça da Luz, 02

Horário de visitação: quarta a segunda, das 10h às 17h30

 Preço(s) R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Data: Até 16 Julho

Maiores informações no Site.

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo que rola na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *