Matilda - Roald Dahl

Resenha: Matilda (Roald Dahj e Ilustrado por Quentin Blake)

“Já e ruim quando os pais tratam as crianças comuns como se fossem cascas de ferida ou joanetes, mas é muito pior quando a criança em questão é incomum, ou seja, sensível e inteligente. Matilda era as duas coisas, principalmente inteligente. Tinha a mente tão ágil e aprendia tudo tão de pressa, que mesmo os pais mais medíocres teriam percebido sua capacidade.” – Matilda (Roald Dahj)

Matilda - Roald Dahl

Você já deve ter falado na Matilda, provavelmente já viu o filme na “Sessão da Tarde” da garotinha que adorava ler e passava horas na biblioteca lendo um livro atrás do outro e enquanto aprendia cada vez mais, seus pais e seu irmão passavam todo o tempo na frente da televisão achando estranho uma menina gostar tanto de ler.

Matilda aprendeu a ler muito cedo, antes mesmo dos cinco anos já havia lido todos os livros infantis da biblioteca, e começado a ler os clássicos. Já seu pai é um vendedor desonesto de veículos que quer incentivar o irmão da garota a seguir o mesmo caminho, e sua mãe só se importa com o bingo e a televisão.

Matilda - Roald Dahl

A garota, que se sente completamente deslocada em casa, fica muito feliz quando chega a hora de frequentar a escola, já que vai poder aprender coisas novas e ficar longe de sua família. Claro que nem tudo foram flores para Matilda, já que na escola tem a Srta.Trunchbull a diretora que é ainda pior que seus pais.

Apesar disso, ela consegue fazer novos amigos e fica bem próxima da amável professora Jennifer Mel, que logo reconhece a inteligência e o potencial da menina.  Com os estudos e a vontade de aprender, logo Matilda irá aumentar mais ainda a capacidade de sua mente. E irá utilizar para ajudar salvar aqueles que ela conheceu das maldades da rígida diretora.

Matilda - Roald Dahl

Mesmo se você já assistiu o filme, vale a pena ler o livro para ter mais detalhes sobre a história, apesar de um ser bem fiel ao outro. É uma leitura envolvente, você não perceber o tempo passar enquanto acompanha Matilda, e apesar de ser uma história que poderia ser triste, o autor a conta de um jeito descontraído e até mesmo engraçado que combina com as ilustrações fofas ao longo do livro feitas por Quentin Blake.

Matilda - Roald Dahl

Esse é um livro para todas as idades, inclusive se for fã do filme e quiser uma nostalgia boa ou se precisa de um incentivo para despertar o amor pela leitura, porque assim poderá descobrir, assim como Matilda, como os livros são maravilhosos e só tem a acrescentar coisas em nossa vida e nos tornar mais sábios.

 

Leia também:

Resenha: O Diário de Anne Frank em quadrinhos (Ari Folman e David Polonsky)

Resenha: Sempre faço tudo errado quando estou feliz – Tirinhas sentimentais para todo tipo de bad (Raquel Segal)

Resenha: A princesa salva a si mesma nesse livro (Amanda Lovelace)

Resenha: Mostre seu trabalho! 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto (Austin Kleon)

 

Informações do livro:

Autor: Roald Dahl

Editora: WMF

ISBN: 978-85-7827-241-8

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *