Confira o que tem na exposição Casa dos Bruxos

Detalhes da Casa dos Bruxos, exposição inspirada no universo de HP

Depois de sete livros, oito filmes e uma peça de teatro, a saga de Harry Potter também virou exposição em São Paulo. Nomeada como a Casa dos Bruxos, a mostra está do lado de fora do shopping Eldorado, mais especificamente no estacionamento, e é bem modesta. Ainda assim, tem seu encanto sob crianças e fãs em geral.

O que tem na Casa dos Bruxos

A porta de entrada da exposição é baseada na famosa Rua do Alfeneiros, nº 4. Lá dentro, a sala é a da tia Petúnia. Há papel de parede, abajur, poltronas e até mesmo um armário debaixo da escada, que faz os leitores da saga recordarem o antigo quarto de Harry.

Depois, em outro ambiente, o que se vê é a passagem icônica do Beco Diagonal. Feita de tijolinhos que se movimentam (como relatado no livro e apresentado no filme), essa é uma das partes mais bem-feitas da Casa dos Bruxos.

Beco Diagonal da Casa dos Bruxos
Beco Diagonal em exposição Casa dos Bruxos

O portal dá acesso a diversas lojas famosas. Entre elas, há um complexo de compras de varinhas onde se pode, de fato, adquirir diversos produtos. Mas não espere encontrar um representante do Sr. Olivaras. No lugar dele, um elfo, muito diferente dos da história, dá as boas-vindas aos visitantes e faz piadinhas de trouxas.

Nessa loja da Casa dos Bruxos são vendidos diversos itens relacionados à saga. Entre tantas opções:

  • camisetas de quadribol;
  • cachecóis (do uniforme de Hogwarts);
  • bolsas com o logo da escola;
  • mandrágoras artificiais;
  • copos temáticos.

Já em outro ambiente, o salão principal do castelo foi representado. Nele, tudo é muito simples, especialmente se comparado ao filme ou livro, mas dá acesso a um trono, supostamente do diretor Alvo Dumbledore, e a duas salas menores: uma tem show de mágica ao vivo e a outra possui ingredientes, frascos e poções (somente para olhar).

Interações divertidas

Dois ambientes da mostra se destacam por proporcionar interação. Ao sair do Beco Diagonal, há a plataforma 9 ¾, local de embarque ao expresso para Hogwarts. Bem representada, existe um carrinho (com malas e uma coruja) em frente à parede de travessia. Assim, todos podem tirar uma foto como se estivessem prestes a ultrapassar para o outro lado dos tijolos.

Outro ponto de interação bacana, principalmente para as crianças, fica quase no fim da exposição. Uma vassoura de bruxos está a postos, em um suporte. Quem deseja, pode subir nela e tirar fotos como se estivesse voando em alta velocidade. Basta usar a criatividade.

Vassoura para fotos na Casa dos Bruxos
Crianças e adultos podem tirar fotos em vassoura da exposição

O que faltou na exposição

Desde a abertura, em 18 de fevereiro, a exposição já mudou um pouco. Se antes a primeira sala da mostra (baseada na casa dos tios Dursley) tinha cartas de Hogwarts que saiam pela lareira, representando uma das cenas mais emblemática de Harry Potter e a Pedra Filosofal, agora o local está vazio.

Outro ponto que sofreu alteração foi a polêmica presença de corujas verdadeiras na exposição. Após denúncias contra maus tratos aos animais, o shopping Eldorado suspendeu a participação das aves na Casa dos Bruxos e divulgou a decisão por meio de uma nota oficial, publicada no site do estabelecimento.

Além da falta de cuidado ao planejar a mostra, faltou também organização para diminuir o tempo de espera e mais atenção aos detalhes. A interação com o mundo de Harry Potter aconteceu de forma superficial. Nem a música tema de abertura dos filmes, que poderia imergir mais os visitantes, não estava lá.

Mesmo cobrando um ingresso razoavelmente alto para uma exposição, muito do universo de HP não foi explorado. Faltou magia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviços

Duração da exposição: até 11 de março de 2018
Local: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP
Horário: das 12h às 22h, de terça-feira a domingo
Valor: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
Ingressos: compreingressos.com
Obs.: levando 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), todos podem pagar meia entrada.

Para ficar por dentro de outras exposições em São Paulo, curta o Facebook e siga o Instagram do E.T.C., que sempre estão recheados de novidades!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *