mulheres que atuam com música

5 mulheres que atuam com música e merecem seu reconhecimento

Há centenas de mulheres nesse Brasil que trabalham na indústria da música. Seja nos palcos ou fora dele, elas desempenham trabalhos incríveis na área de marketing, agenciamento, booking, algumas dão aulas, outras são produtoras, mas todas elas fazem acontecer a magia do entretenimento nos streamings, nos cds e no ao vivo.

Depois de falarmos um pouco sobre as bandas e cantoras solos brasileiras no ano passado (e já têm muitos novos nomes para você ouvir, é só dar uma olhadinha na internet), gostaríamos de celebrar essas mulheres que ajudam tantos artistas – e pessoas como nós – a alcançarem seus sonhos, seu público e viver de música.

Confira nossas lista de 5 mulheres que atuam com música:

Fátima Pissarra

Fatima Pissarra

Apenas a responsável por trazer a Vevo para o Brasil. A empresa que é um empreendimento conjunto das gigantes Universal Music Group, Sony Music Entertainment, Warner Music Group; é a responsável pelos vídeos dos artistas vinculados à essas gravadoras tanto em sua própria plataforma, quanto no YouTube. Fátima Pissara, diretora da Vevo Brasil, foi quem trouxe esse nome para o nosso país e quem foi além e enxergou um nicho carente no meio musical.

Pissarra soube unir marcas e artistas do mainstream para atuarem ações conjuntas e efetivas. Um caminho que oferece ganhos para ambos os lados quando o trabalho é bom – e trabalho bem feito não é problema para ela. Para citar alguns, Fátima – que passou pela Nokia e Terra – trabalha com Pabllo Vittar, Luan Santana, As Bahias e a Cozinha Mineira, Simone e Simaria, entre outros artistas do mainstream que além de saber cuidar muito bem de suas músicas, sabem quem é o seu público e como se comunicar com ele. É assim que ela trabalha: unindo artistas que conhecem suas carreiras às marcas que queiram investir em produções artísticas sem parecer um comercial saído da televisão.

O sucesso na música e com artistas é tanto, que Fátima recentemente abriu a empresa Mynd para agenciamento de artista, com Preta Gil como sócia. Em entrevista para nossa equipe (vídeo ainda será disponibilizado em nosso canal no YouTube), ela conta que a empresa nasceu para suprir uma demanda que ela sempre vinha recebendo por conta de toda a sua história na área.

Monique Dardenne e Claudia Assef

Apenas as donas do nosso coração. Monique Dardenne e Claudia Assef são as mulheres por trás do WME – Women’s Music Event, bem como do Women’s Music Event Awards by VEVO. Enquanto o primeiro é uma conferência lotada de profissionais mulheres da área da música, fazendo palestras, workshops e shows incríveis; o segundo é um prêmio todo voltado para as mulheres que arregaçam as mangas no meio musical.

A primeira edição da conferência aconteceu no ano passado no CCSP e rola novamente esse ano no final de semana dos dias 16, 17 e 18 de março. Já o prêmio rolou pela primeira vez em novembro do ano passado no Cine Joia e foi um sucesso com artistas e profissionais que merecem ser aplaudidas de pé.

Além disso tudo, elas ainda contam com uma plataforma em seu site com cadastramento de mulheres brasileiras que atuam nessa área. É assim que as produtoras e agências podem encontrar e contratar cada vez mais nomes femininos para atuarem em seus shows, eventos, produção musical, etc. Esse trabalho é imensamente importante porque envolve e une as mulheres, além de motivá-las a seguirem seus sonhos nesse ramo.

Fabiana Lian

Foto: Folha de São Paulo

Uma mulher que já se sentou ao lado dos Jonas Brothers (amava, me julguem!) e conta isso naturalmente, já merece todo o meu respeito. Fabiana, produziu shows internacionais gigantescos no Brasil e a tarefa não é nada fácil. Os anos de experiência nos backstages de grandes estruturas, trouxerem, além de grandes histórias para contar, uma veia empreendedora que acabou virando uma das referências para pessoas que querem ingressar na indústria da música.

A escola On Stage Lab começou há pouco mais de 4 anos e é a principal fonte de aprendizado real para os interessados em showbusiness. Os cursos possuem aulas ministradas por grandes profissionais do entretenimento, além de visita técnica em eventos como Lollapalooza e aulas práticas em outros tão grandes quanto o festival. Vale demais o investimento!

Fabiana Batistela

Todo mundo que quer viver de música de alguma forma conhece a SIM – Semana Internacional de Música, que acontece uma vez por ano em São Paulo. E se temos esse evento acontecendo, espalhando conteúdo e oferecendo uma oportunidade de networking magnífica, é porque a Fabiana o começou e o dirige até hoje. O evento, como o nome bem diz, une profissionais da área para painéis, workshops, pitching, shows e networking, em uma semana inteira no centro de São Paulo.

O evento que também tem sua casa no Centro Cultural São Paulo, consegue reunir artistas e interessados em música de diversos lugares do país. É ou não é um case de sucesso? Além disso, a Fabiana ainda comanda a Inker, uma das agências de comunicação de maior prestígio no meio musical independente.


Gostaríamos de parabenizar todas essas mulheres, bem como as outras dezenas que conhecemos ao longo desses dois anos de conteúdo, que continuam a nos mostrar que o caminho é longo, é difícil, mas é possível e que só dependemos de nós mesmas. Que possamos todas trabalhar juntas em prol da música e pela igualdade na indústria musical.

As demais mulheres, nesse Dia Internacional da Mulher e sempre: seguiremos juntas, lutando e em frente!

Post Author: Bruna de Oliveira

2 thoughts on “5 mulheres que atuam com música e merecem seu reconhecimento

    Erika

    (10 de março de 2018 - 20:40)

    Fabiana Lian a deusa dos show internacionais no Brasil. Competência e carisma.
    Tudo de bom. .

      Bruna de Oliveira

      (12 de março de 2018 - 18:25)

      Siiiim! Ficamos sonhando em fazer todos os cursos da On Stage hahahaha <3 Ela arrasa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *