Resenha de Desconstruindo Una

Desconstruindo Una: um convite para a desmistificação do abuso sexual

Publicado pela Editora Nemo (do Grupo Autêntica) em 2016, Desconstruindo Una vai lhe fazer um convite para acabar com todo e qualquer tipo de preconceito que você tenha sobre abuso sexual e, tudo isso, com um livro que, na verdade, é uma história em quadrinhos.

Confira a resenha de Desconstruindo Una

“Um assassino em série está aterrorizando o condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem saber) nada menos que nove vezes”. Essa é parte da sinopse que encontramos para descrever um pouco do livro.

Una, na publicação, é uma garota de apenas 12 anos que vive em Yorkshire, na Inglaterra, justamente no condado em que o assassino está matando dezenas de diferentes mulheres consideradas prostitutas pela mídia e pela população local.

Resenha de Desconstruindo Una

Ao longo do livro, a garota, no entanto, relata um abuso sexual vivido ainda na infância e começa a se questionar como passou por aquilo sendo que, segundo a mídia e os demais moradores do bairro, somente garotas de programa estavam propensas a tal ato.

Por ter sido vítima de violência sexual, Una, também sofre com o preconceito vindo do próximo, inclusive de seus colegas de colégio. E mesmo quando ela é vangloriada por outras pessoas, tudo o que consegue pensar é em como seria a sua vida caso ela não tivesse sido vítima de tal ato.

Por se tratar de uma narrativa feita em formato de história em quadrinhos, Desconstruindo Una também conta com uma série de ilustrações que nos fazem entender um pouco melhor tudo que se passa com a pequena Una, através do uso de diferentes cores e formatos de desenhos apresentados ao longo da publicação.

Resenha de Desconstruindo Una

Me recordo que quando li este livro tive a sorte de conversar com uma psicóloga que me apresentou uma série de importantes significados para as ilustrações, como, a maioria delas ser em formato fálico, por exemplo, o que casa muito bem com a história ali contada.

Outro ponto bem importante retratado ao longo de Desconstruindo Una é a preocupação da autora em apresentar dados importantes e que justificam a narrativa da história. O que faz com que a gente acabe se chocando e ao mesmo tempo dando ainda mais importância a publicações desse tipo.

Apesar de ser um ótimo livro e não muito longo, já que ele conta com menos de 300 páginas, Desconstruindo Una é pesado e precisa ser lido quando a nossa mente está mais “descansada” e pronta para sobreviver a tantos dados e a tanta informação importante.

Informações sobre Desconstruindo Una

Autora: Una

Editora: Nemo.

ISBN: 978-85-8286-330-5

Confira mais resenhas de livros.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *