artistas baianos

Música Nacional: Conheça 10 artistas baianos

Dando continuidade à nossa série da “Música Nacional”, falaremos agora do estado cheio de cores e ritmos, a nossa amada Bahia. Depois de termos abordado um pouco sobre a música do Ceará, chegou a hora de mostrar os artistas baianos que continuam por criar e entregar para o Brasil obras lindíssimas que deixam nosso ser repleto de alegria e paz.

Uma dessas cantoras é a querida Luedji Luna, dona da nossa capa de fevereiro na E.T.C. Mag (nossa revista digital que é publicada todos os meses). Mas, como já falamos muito dela – e com ela – lá na matéria, daremos espaço para novos nomes por aqui.

Giovani Cidreira

cantores baianos
Foto: Desirée Britto

Giovani ainda estava procurando o quis dizer com esse álbum quando conversou com Pedro Antunes na matéria para o Estadão sobre o lançamento de “Japanese Food”. Porém, fica claro que as canções são parte integrante de quem as escuta. Seus versos, seus ritmos e características, logo fogem qualquer contexto para adentrar os ouvintes, cada qual com sua própria versão desse trabalho.

O álbum lançado no ano passado pelo selo Balaclava, busca uma sonoridade própria e consegue. Indicamos “Cantoria”, “Pássaro Prata” e “Vai chover”.

Acompanhe o trabalho dele no Facebook.

Jadsa Castro

É quase impossível ouvir Jadsa Castro e não ser arrebatada logo no segundo seguinte. “Não cabe em nós” já nos deleita com a voz doce e linda de Jadsa, sua guitarra e batidas que se mantém tímidas até o último verso. A música faz parte do EP “Godê” de 2015. Atualmente, Jadsa continua fazendo shows e esperamos ouvir um trabalho novo em breve.

Veja mais sobre ela nas redes.

Livia Nery

Cantora e compositora, Livia conseguiu nos chamar atenção com apenas duas músicas no Spotify. “Vulcanidades” e “Garota Multicor”, fazem parte do EP lançado no ano passado. A baiana faz um verdadeiro laboratório musical em suas faixas e mistura teclado, sampler e loop stations com sua voz delicada. Estamos ansiosos para ouvir mais canções dela.

Confira as redes sociais da cantora.

IFÁ Afrobeat

IFÁ Afrobeat é simplesmente tudo que você precisa ouvir, sem a menor sombra de dúvida. A composição diversa das suas faixas, alinhados à letra toda em inglês nos surpreende logo de cara. A banda se autointitula como um manifesto de afirmação estética e musical, trazendo para si o afrobeat, dub, reggae, funk e ijexá dos blocos afro e afoxés da Bahia. Ou seja, uma verdadeira – e linda – celebração da cultura negra.

Escute, dance, celebre e ame o EP IFÁ Afrobeat  + Okweii V Odili. É nele que a banda instrumental se uniu à cantora e compositora nigeriana, Okwei V Odili, e nos encantou.

Quer ver onde rola shows? Fique ligado nas redes deles.

Aiace

Em “Dentro Ali”, álbum de 2017, seu primeiro trabalho solo, Aiace se apropria da MPB, do jazz, samba e até do pop e rock, para compor suas músicas. “Samba é sacerdócio” com participação de Luiz Melodia é verdadeira joia e não conseguimos ouvir uma vez só. As músicas de Aiace são de escutar com um sorriso no rosto e ter a plena certeza de que ela também cantava com a felicidade estampada na face.

Fique de olho nas novidades dela.

Xênia França

Xênia é sinônimo de poder. Só de ouvir as músicas do álbum homônimo, a personalidade da cantora fica marcada em nossos ouvidos, mas é no show que ficamos inteiramente entregues à sua arte. Xênia declara seu amor a sua cultura e fala sobre preconceito, enquanto toma todo o palco para si, tamanha é sua presença ao vivo. A baiana de Candeias, trabalha com R&B, jazz, samba-reggae e eletrônica em seu primeiro trabalho solo. Anote esse nome que ela ainda vai dominar centenas de palcos do país.

Acompanhe seu trabalho no Facebook. 

OQuadro

É no rock e no rap que mora o novo disco de OQuadro, segundo da banda que já conta com experiência de dez anos de carreira. O trabalho com doze faixas conta com participação de Emicida e DJ Gug na música “Muita Onda”, além de ninguém menos que BNegão em “Nêgo Roque”, gravação que dá nome ao disco. O trabalho ainda une soul, eletrônica e afrobeat. Ou seja, não dá para perder.

Fique de olho nas redes.

Baco Exu do Blues

Se tem um artista dando o que falar no rap nacional atualmente é o Baco Exu do Blues. O rapper baiano Diogo Moncorvo, lançou no ano passado o disco “Esú” que não tardou entrar nas listas de melhores álbuns de 2017. Com nove faixas, o trabalho tem intro de KL Jay e letras que falam sobre racismo, sexo, orixás e mais do que cerca a vida do rapper. Vale demais o play!

Segue ele nas redes?

Kafé

O primeiro disco de Kafé, lançado em setembro do ano passado, assim como seus singles anteriores, conseguiram fazer com que o cantor obtivesse mais de 43 mil ouvintes mensais no Spotify – o que para um artista novo é um número muito expressivo. O pop eletrônico do cantor apresenta batidas viciantes, que aliadas à sua voz, traz uma música cheia de potencial para que ele seja ainda maior.

Já sabe né?

Souto

E para finalizar, trouxemos um pouco de rock e reggae para as suas vidas. A banda Souto colocou no mundo um trabalho fresquinho, “Esfera Racional”, EP lançado em novembro do ano passado. Além desse, a banda ainda tem mais o EP “A Risco” de 2016. Confira!

Vamos de Facebook?

Sentiu falta de alguém? Conta para gente e não deixa de conferir outras novidades da música.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *