Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo apresenta obra do artista Tunga no Octógono

Pela primeira vez, a Pinacoteca de São Paulo apresenta Tríade Trindade, (2001), do artista pernambucano Tunga, obra adquirida em 2016. Com dimensões grandiosas, a obra está exposta no Octógono da Pinacoteca, as hastes que formam a estrutura central do trabalho têm mais de cinco metros.

O trabalho foi adquirido em 2003 pelo Programa de Patronos da instituição e a sua montagem baseia-se na primeira apresentação, realizada durante uma retrospectiva do artista ocorrida no museu Jeu de Paume, de Paris (França), em 2001, onde luzes vermelhas coloriam a peça.

Tríade Trindade contém as cargas simbólica e energética que particularizam a produção de Tunga. Tanto por sua constituição física, de uma estrutura composta de metais e imãs com cinco metros de altura e quatro toneladas de peso, como pelas representações de trança, cabelereira, sinos, caldeirão, tacape, jarras, taças e outros objetos recipientes. Partes que têm em comum as formas orgânicas e, mais que isso, alusivas ao corpo humano; partes que se “ligam”, conectam-se por magnetismo, entrelaçamento, encaixe, e se dispersam, espalham-se pelo espaço”, explica José Augusto Ribeiro, curador da mostra.

A obra está no octógono da instituição e faz parte do projeto Octógono Arte Contemporânea, criado em 2003. Por meio desse, o referido espaço do prédio da instituição, já recebeu mais de 40 site-specifics de artistas, como Carlito Carvalhosa, Artur Lescher, João Loureiro, Rubens Mano, Joana Vasconcelos, entre outros.

A exposição representa também uma homenagem do museu ao artista, às vésperas de completar dois anos de sua morte, em 6 junho de 2016. Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, consagrado no cenário da arte contemporânea como Tunga, conheceu o modernismo brasileiro muito cedo, iniciou sua carreira no campo de desenhos e esculturas e depois voltou-se para a realização de peças tridimensionais e instalações. Utiliza correntes, lâmpadas, fios elétricos e materiais isolantes, como o feltro e a borracha, atrelados a investigações de diversas áreas de conhecimento, tais como literatura, filosofia, biologia e teatro. Os elementos são bem cuidados formalmente e têm desenho elegante. Tunga busca relações fortes entre os diferentes materiais.

O público pode visitar essa instalação grandiosa exposta no octógono até o dia 4 de Junho.

Pinacoteca de São Paulo
Foto: Reprodução

Serviço – Pinacoteca de São Paulo

Onde? Pinacoteca de São Paulo

Endereço? Praça da Luz, 02 –  Primeiro andar

Horário de visitação: quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00

Ingressos:  R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

OBS.: As crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 60 não pagam. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes. A Pina Luz fica próxima à estação Luz da CPTM.

Maiores informações através do Site.

Confira outras notícias e fique sempre por dentro do que rola por aí na nossa Agenda Cultural.

 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *