Ocupação Angel Vianna

Ocupação Angel Vianna no Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta a  Ocupação Angel Vianna, uma homenagem a um dos principais nomes da história da dança no Brasil. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, Angel realiza, desde a década de 1950, um profundo estudo sobre o corpo e o seu deslocamento no espaço. Ela vem mobilizando o universo da dança e é uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil.

A Ocupação Angel Vianna, que será inaugurada hoje a noite, homenageia a bailarina, coreógrafa e educadora, revela momentos importantes de sua carreira através de fotos, documentos e vídeos. Eles celebram a energia e a sensibilidade de uma artista que, prestes a completar 90 anos, permanece ativa, totalmente antenada com o mundo e interessada em tudo o que diz respeito à carreira que a consagrou.

A artista iniciou sua trajetória em Belo Horizonte, cidade em que nasceu em 1928 e onde fez sua primeira formação, em balé clássico. Produz, cria e ensina dança desde 1948 e foi ainda na capital mineira que ela encontrou seu companheiro de vida e de obra, Klauss Vianna (1928-1992). Da parceria profissional, surgiu a primeira escola de dança. Angel é reconhecida em seu trajeto na dança por seu olhar sensível às singularidades dos corpos. Com propostas corporais centradas na autonomia e nas experiências pessoais de cada indivíduo, seu trabalho se estendeu aos campos artístico, pedagógico e terapêutico, ajudando na reabilitação de pessoas com deficiências.

Ocupação Angel Vianna
Foto: Reprodução

Além da exposição, fazem parte da Ocupação Angel Vianna, uma publicação impressa preparada especialmente para esta Ocupação e atividades de dança que dialogam sinergicamente com a mostra. Os espetáculos que contam com a bailarina na direção ou no palco – como Ferida Sábia, Amanhã É Outro DiaO Tempo Não Dá Tempo” – e que estrearam no Rio de Janeiro no início do ano, agora chegam inéditas para o público de São Paulo, fazendo parte da programação paralela do instituto.

Ela é a homenageada e sua importância para a área, revestida de energia e sensibilidade, é singular e revelada nesta que é a 38ª mostra da série Ocupação e abre a temporada neste ano.

A Ocupação Angel Vianna integra o rol de atividades do Itaú Cultural que visa valorizar a dança brasileira. A curadoria é compartilhada pela equipe do espaço, formada pelos núcleos de Cênicas e de Educação, ao lado da bailarina e coreógrafa Ana Vitória.

A dança como instrumento da liberação do corpo e da mente, se entrelaça na vida e obra desta educadora e pode ser visitada até o dia 29 de Abril.

Itaú Cultural
Foto: Reprodução

Serviço – Ocupação Angel Vianna

Onde? Itaú Cultural –  Piso Térreo

Endereço: Avenida Paulista, 149

Visitação da Ocupação:  De quinta 1 de março a domingo 29 de abril de 2018

Horário:  terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

 

Instalação performática “Ferida Sábia”

Data: Dias 1 e 2 de Março

Horário: 20h

Local: Sala Multiuso

Duração: 35 minutos

Capacidade: 70 pessoas

Classificação: Livre

OBS: Distribuição de ingressos

Público preferencial: duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante

Público não-preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa

Interpretação em Libras

 

Solo Amanhã é Outro Dia

Data: 3 de Março

Horário: 20h

 

Data:  4 Março

Horário: 19h

 

Local: Sala Itaú Cultural

Duração: 50 minutos

Capacidade: 224 lugares

Classificação: 10 anos

OBS.: Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante

Público não-preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa

Interpretação em Libras

O tempo não dá tempo

Data: De  5 a 8 Abril

Mais informações através do Site. 

Confira outras notícias e fique por dentro de tudo na nossa Agenda Cultural. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *