Confusão, mistério e uma dose de ficção científica na série Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

Entre as séries escondidas da Netflix, encontramos , um seriado inspirado do livro de mesmo nome dos anos 80, escrito por Douglas Adams, autor de Guia do Mochileiro das Galáxias. Ser “holístico”, de acordo com o Google, significa buscar um entendimento integral dos fenômenos, e já que você vai embarcar nessa aventura, é importante entender porque um de nossos personagens principais escolhe essa palavra para dar nome à sua agência de investigação.

As histórias de detetives geralmente envolvem um mistério solucionado através de pistas encontradas por uma mente brilhante e que traçam todo um caminho até chegar a solução. Não, com Dirk Gently (Samuel Barnett) não é assim. Habituado a viver em meio a casos que desafiam a lógica pelo tempo e espaço, esse investigador usa as circunstâncias do universo como um superpoder para poder solucionar seus casos e confiar que tudo vai ficar bem ao final de cada um deles, apenas deixando as coisas fluírem.

É natural que em algumas séries, descobrimos o que se passa através de um dos personagens principais, acompanhamos o desenrolar da trama e suas histórias com uma visão completa de como aquele “mundo” funciona. Dirk Gently’s não tem uma história linear, o que causa uma confusão natural que só se resolve quando chegamos nos episódios finais da primeira temporada, e enfim despertam aquela vontade de maratonar.

Após um clima retrô na abertura, descobrimos Todd Brotzman (Elijah Wood, conhecido por atuar na trilogia Senhor dos Anéis), um mensageiro de hotel endividado, que se encontra envolvido no meio de uma investigação de assassinato na cobertura do hotel onde trabalha, porém, totalmente contra a sua vontade.

Contratado por Patrick Spring para resolver esse caso nada comum, pois se trata de corpos partidos ao meio e sangue espalhado por paredes inteiras, o britânico e exótico Dirk Gently recruta Todd para se tornar seu assistente e mergulhar em um universo com viagens no tempo e doenças que existem apenas no mundo surreal de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency. Ao longo dos episódios, acompanhamos a desconfiança de Todd nos métodos de seu chefe em busca da verdade, e conhecemos personagens tão bizarros quanto as coisas que acontecem com ele e tudo a sua volta.

Do outro lado da cidade está Bart Curlish (Fiona Dourif), uma assassina holística e sanguinária e seu assistente Ken (Mpho Koaho), que seguem com o único objetivo de matar Dirk e também deixam se guiar pelo universo, sem entender ao certo como as coisas funcionam, mas sem questionar o instinto e fenômenos que acontecem com eles. Outros mistérios aparecem para serem desvendados, como o desaparecimento da filha de Patrick, ou a descoberta de um tipo de seita que está atrás de um gatinho.

Ficou curioso? Dirk Gently’s Holistic Detective Agency está em sua segunda temporada na Netflix. Confira o trailer e desvende esse mistério enquanto continua navegando aqui no E.T.C. para saber mais sobre essa e outras séries:

Post Author: Mariane Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *