Biblioteca Mário de Andrade

Exposições na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

A Biblioteca Mário de Andrade traz duas exposições inéditas que abrem o seu ciclo de mostras de artes plásticas em 2018, com entrada totalmente gratuita.

 A Respeito da Proximidade, de Luiz Paulo Baravelli, ocupa a Sala Oval e a Sala Adjacente da Biblioteca, com pinturas produzidas desde a década de 1980 até os dias de hoje,  fazem parte da série Caras, pinturas que são quase objetos, estruturas quase autônomas. São como personagens recortados de uma cena e aumentados em 500 vezes o seu tamanho, podendo ser deformados, alterados, misturados ou mesmo inventados, criados do zero. A série começou a ser desenvolvida quando o artista participou da 41ª Bienal de Veneza, em 1984 e o trabalho foi retomado em 2015. Tem como premissa não seguir uma ideia de evolução ou linearidade.

A exposição conta também com alguns estudos e desenhos do artista que foram produzidos em consonância com a série. A mostra segue aberta para visitação até o dia 22 de abril.

Biblioteca Mário de Andrade
Foto: Reprodução

 Já a exposição Fósseis contemporâneos, de Miguel Anselmo, compreende em 17 telas, que misturam bordado e pintura a óleo, mais uma instalação, formada por uma coluna vertebral de resina plástica e PVC sobre uma cama de azulejos quebrados, que vai ocupar o centro do espaço expositivo. É uma série de obras que propõe a articulação e o diálogo de tensão a partir de temas perturbadores de nossa contemporaneidade: aparência e ilusão, o tempo em seu transcorrer incontornável, a fragilidade humana  Essas obras foram produzidas entre 2014 e 2018. O tema das obras é a vulnerabilidade inata do homem. Nas pinturas de Anselmo, suturas bordadas tornam-se ossos, enquanto pinceladas enganam os olhos e se transformam em azulejos, madeiras e papéis de parede. Os ossos simbolizam a fragilidade, e os revestimentos, ambientes de proteção.

Segundo o autor, a exposição parte da premissa que “o ser humano é frágil por natureza, e o que temos ao nosso alcance para nos socorrer é fortificar-nos, abrigar-nos. Fortificar nossa substância material”. 

O público pode visitar a exposição até o dia 10 de Junho.

Biblioteca Mário de Andrade
Foto: Reprodução

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade

Exposições:

A Respeito da Proximidade, de Luiz Paulo Baravelli (na sala do pátio) – Até o dia 22 de Abril

Fósseis Contemporâneos, de Miguel Anselmo (3º andar) –  Até o dia 10 de Junho.

 

Onde? Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro – São Paulo, SP

Contato: 11 3775 – 3002

Horário de visitação: diariamente, das 8h às 19h

Mais informações  através do Site

Confira outras notícias e fique sempre por dentro da nossa Agenda.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *