Oficina Cultural Oswald de Andrade

Mostra “A arquitetura do Terceiro Sonho” na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade a primeira exposição individual do artista boliviano Iván Cáceres, a iniciativa é um projeto que tem objetivo de promover e viabilizar produções e artistas contemporâneos latino-americanos. A mostra A arquitetura do Terceiro Sonho é uma retrospectiva do trabalho do artista, composta por cinco vídeos instalações e uma escultura de 4 m de altura localizada na área de convivência da Oficina. Ela foi pensada como linguagem e construída pela exploração da arquitetura dos sonhos e sua psicologia topológica de seres que neles habitam. A exposição foi idealizada especialmente para o espaço da Oswald de Andrade.

Com cerca de duas décadas de produção de performances, esculturas e vídeos, Iván Cáceres busca revelar em seus trabalhos as infinitas possibilidades dos sonhos e do subconsciente. “Iván é um artista de muita projeção interna na Bolívia e poder realizar uma mostra com seus trabalhos mais importantes é uma oportunidade única de aproximação do público brasileiro à sua obra e a uma visualidade contextual de seu país de origem”, conta a curadora da mostra, Beatriz Lemos.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Foto: Reprodução

A produção artística de Cáceres revela possibilidades de interferências espaciais nos sonhos e no subconsciente, podendo desprender-se do peso visual e sonoro, a cada vez que conhece lugares para registrá-los. No pátio principal da Oficina Cultural Oswald de Andrade tem a instalação chamada “TR3S, A arquitetura do terceiro sonho”, que consiste em uma máquina de objetos.

O artista ainda realiza no espaço a Oficina de desenho contemporâneo e convida o público a explorar os sonhos e medos do inconsciente, expondo a evocação da arte como um exercício do cotidiano. A programação é gratuita, vagas limitadas e, para participar, é necessário se inscrever no site da Oficina Cultural.

A exposição integra a programação do Lastro – Intercâmbios livres em artes, projeto de curadoria e pesquisa de Beatriz Lemos que ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade desde abril de 2017. “Notei a falta de comunicação e interação entre as cenas artísticas do Brasil e do restante da América Latina, como se partissem de realidades muito distintas, e resolvi viajar para mapear esses trabalhos e apresentar ao público brasileiro, criando exposições, residências artísticas ou publicações”, conta a artista.

O público pode frequentar a exposição, que é totalmente gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 21h00 e aos Sábados, das 10h00 às 18h00. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de março.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Foto: Reprodução

Serviço – Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina Desenho intuitivo, com Ivan Cárceres

Onde? Oficina Cultural Oswald de Andrade

Datas:  De 5 a 9/3.  Segunda a sexta-feira, 9h30 às 11h30

Recomendação: Livre

Inscrições gratuitas através do Formulário de inscrição. 15 vagas.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Contato: (11) 3221-4704

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

Maiores informações no email.

Fique de olho no E.T.C e não perca nossas dicas culturais na nossa Agenda.

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *