BoJack Horseman: o Cartoon da vida real

A primeira impressão que temos ao dar play no episódio piloto de BoJack Horseman, é que essa série é mais uma animação para adultos regada a críticas governamentais, palavrões e outros assuntos para maiores de 18 anos. Enquanto assistimos a animais falantes interagindo e se comportando como humanos, conhecemos um pouco do universo que foi ganhando maturidade ao longo de suas 4 temporadas.

Essa animação criada por Raphael Bob-Waksberg e estrelada pelo ator Will Arnett, não é uma típica comédia animada. Ela é ainda mais profunda e brinca com as nossas emoções através do personagem BoJack Horseman, um cavalo e astro de Holywood que fez sucesso nos anos 90 através de um famoso seriado cômico em que cuidava de 3 crianças, mas que viu tudo se perder após não conseguir mais alcançar todo o sucesso que um dia conquistou.

BoJack ganha toda a nossa empatia enquanto acompanhamos sua depressão e seu vício por álcool tomar conta e afetar todos à sua volta de alguma maneira. A série mostra todo o seu esforço diário e sua alto-destruição para lidar com a doença, como a vida pode mudar da água para o vinho em segundos e como isso atinge nosso personagem principal, tudo de forma clara e crua.

Outro ponto forte da série que teve sua última temporada lançada em setembro de 2017 é a crítica ao mundo das celebridades e como a vida em Holywood (ou Holywoo?) pode ser superficial. A busca constante pela fama, o abuso de drogas (frequente em toda a produção) e o sexo sem compromisso, são alguns dos assuntos abordados por aqui.

Apesar de ter imensas dificuldades para demonstrar seus sentimentos e se relacionar, BoJack é cercado por pessoas que o querem bem, mas seus erros estúpidos e impulsivos sempre acabam mostrando seu medo imenso de acabar sozinho e a fragilidade escondida naquele homem-cavalo que só quer se sentir amado e se sentir em paz consigo mesmo.

Como já foi citado por aqui, os personagens no universo do BoJack são humanos e animais. Entre eles estão a agente e gata Princess Carolyne, uma das únicas pessoas que acreditam que a carreira do famoso ator dos anos 90 ainda pode decolar, Todd Chavez (na voz de Aaron Paul), um amigo idiota e cômico de BoJack que dormiu em seu sofá uma noite e nunca mais foi embora, Diane Nguyen, gost-writer contratada para um dos projetos de salvar sua carreira e o cão e também astro de TV, Mr. Peanutbutter, que acumula tentativas fracassadas de conquistar a amizade do personagem principal.

A abertura, criada por Patrick Carney (baterista da banda The Black Keys) e a música de encerramento dos episódios merecem destaque. Enquanto a série se inicia com uma sequência do que seria “um dia na vida de BoJack”, onde o personagem aparece em primeiro plano e coisas derivadas acontecem ao fundo, mostrando outros personagens e um olhar cada vez mais deprimente de sua vida vazia, o desfecho ganha uma música leve, simples e maravilhosa do Grouplov:

Post Author: Mariane Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *