Memorial da América Latina

Memorial da América Latina apresenta exposição “A imagem e o Haicai”

Em cartaz no Memorial da América Latina, no espaço expositivo da Biblioteca Latino-Americana, a  segunda edição da mostra “A Imagem e o Haicai”, que é a união entre a arte, poesia e a imagem. A exposição reúne pinturas, gravuras, vídeos e instalações de artistas que tiveram o desafio de criar obras a partir de sentimentos provocados por haicais. Originado no Japão, o pequeno poema requer algumas regras na sua composição. O haicai (lê-se raicai) pode ser traduzido como um “instante ou expressão poética e se trata de um pequeno verso de três linhas que somam 17 sílabas e que se caracteriza pela concisão, síntese e por sua brevidade.  A partir do conteúdo de cada poema, os artistas se inspiram e criam esculturas, técnicas mistas e instalações.

Participam desta edição 48 artistas convidados pela idealizadora da mostra, Altina Felício, e 30 poetas entre eles: japoneses, imigrantes japoneses e do México, Argentina, Uruguai, Guatemala e Brasil. Os artistas apresentam suas obras de vários países da América Latina e do Japão, selecionadas pelo curador Carlos Bueno.

“Por ser um poema de caráter singular, o haicai tem a função de devolver ao homem uma visão mais direta da natureza, tendo como sua essência a simplicidade e a sobriedade”, explica Altina Felício.

Esta edição da mostra ainda reserva muitas surpresas para o público. No dia 19 de fevereiro, os interessados em aprender um pouco mais podem participar de uma Oficina de desenho e aquarela, que será ministrada pela idealizadora, Altina Felícia, no Parque da Água Branca. A oficina é gratuita e com número limitado de inscrições, os participante precisam confirmar presença.

Um encontro poético da imagem e do haicai. Não se trata de uma ilustração, mas de expressar visualmente uma imagem a partir do haicai. O público pode visitar a exposição até o dia 09 de Março.

Serviço – Memorial da América Latina

A Imagem e o Haicai

Local: Saguão da Biblioteca Latino-Americana (portões 2 e 5)

Quando: de 09/02 a 09/03/18

Visitas: Todos os dias, das 9h às 18h

Entrada franca – Classificação Livre

Maiores informações através do Site

Oficina de desenho e aquarela

Local: Parque da Água Branca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – SP

Maiores informações no email

 

Confira outras informações e fique por dentro na nossa página de Exposições. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *