Casa Triângulo

Grande instalação de Daniel Lie abre comemorações dos 30 anos da Casa Triângulo

A Casa Triângulo completa os seus 30 anos de atividades em 2018 e a sua temporada de exposições comemorativas já começou com a segunda mostra do jovem artista Daniel Lie na galeria.  O artista que se denomina indonésio-permanbucano, nasceu em São Paulo e teve sua educação artística iniciada desde a infância e graduou-se em Bacharelado em Artes Visuais e em Licenciatura em Artes Visuais pela UNESP.

Intitulada “Filhxs do Fim”, toda a mostra é composta por uma grande instalação de grandes proporções que ocupa a sala principal da galeria que é presa ao teto e composta por sementes e plantas germinadas, a obra retrata os ciclos da natureza e é construída por uma combinação de elementos naturais que acentuam a passagem do tempo por meio de seus ciclos naturais. Plantas, sementes, e terra criam a estrutura, que permite o espectador observar a impermanência das coisas, como uma cerimônia lenta, rumo a um fim inevitável. Ao longo da exposição, os elementos dispostos caminham para seus processos de morte e vida, como sementes que brotam e fermentam, flores se decompõem e fungos se proliferam.

 Por meio de instalações e objetos, o artista Daniel Lie, utiliza as coisas como elas são e baseia o trabalho em conceitos relacionados à arte da performance – uma arte baseada na investigação do tempo, efemeridade e presença. Para evidenciar essas três instâncias, elementos que possuem o tempo contido em si são utilizados como as plantas, frutas apodrecendo e minerais.

A instalação “Filhxs do Fim” é pensada como um altar para a morte, carregando simbologias presentes em alguns rituais de matrizes africanas e asiáticas, temas que o artista vem se aprofundando nos últimos anos, como a presença da figura do Oroboro, imagem que conduz a instalação – o fim como começo.

Oroboro é uma criatura mitológica, uma serpente que engole a própria cauda formando um círculo e que simboliza o ciclo da vida, o infinito, a mudança, o tempo, a evolução, a fecundação, o nascimento, a morte, a ressurreição, a criação, a destruição, a renovação. Muitas vezes, esse símbolo antigo está associado à criação do Universo.

Além da instalação, o artista apresenta uma linha de vasos em cerâmica, desenvolvidos em parceria com a marca Olive Cerâmica, exclusiva para a Casa Triângulo.

Nos últimos anos,  Daniel Lie, vem participando de importantes exposições em museus de países como Brasil, Inglaterra, Húngria, Indonésia, Áustria, Alemanha e Chile. Tendo o “tempo” como ponto referencial de sua produção, o artista desenvolve trabalhos que questionam tensões entre ciência e religião, ancestralidade, presente, morte e vida.

A instalação “Filhxs do Fim” é uma variação da instalação “Death Center for the Living (2017)”, que foi um dos grandes destaques do Vienna Festwochen, em 2017.

Casa Triângulo
Foto: Reprodução

Serviço: Casa Triângulo

Mostra: ‘’Filhxs do Fim’’ –  Exposição individual de Daniel Lie

Período da exposição: de 03 de fevereiro a 24 de março de 2018

Local: Casa Triângulo  –  R. Estados Unidos, 1.324 – Jardins

Horário de Funcionamento:  Seg. a Sáb das 10h às 19h.

Maiores informações no Site

Fique por dentro de tudo que está acontecendo e confira mais na nossa página de Exposições. 

Post Author: Juliana Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *