o ódio que você semeia

Resenha: O ódio que você semeia – The Hate U Give (Angie Thomas)

Um livro que precisa ser lido pela maior quantidade de pessoas possíveis, é dessa maneira que eu posso começar a descrever o young adult O ódio que você semeia, escrito por Angie Thomas.

Um pouco sobre “O ódio que você semeia”

Publicado pela primeira vez aqui no Brasil em Fevereiro de 2017 pela Editora Galera Record, o livro fala sobre racismo, pobreza, violência doméstica, preconceito racial e social, sobre os dramas da vida de uma adolescente que vê um melhor amigo e uma melhor amiga morrerem simplesmente por serem jovens negros e moradores da periferia e, claro, sobre alguns problemas recorrentes na vida de todo jovem.

o ódio que você semeia

A história de O ódio que você semeia gira em torno de Starr, uma jovem negra de 16 anos que, infelizmente, vê uma de suas melhores amigas morrer baleada por um estranho quando tinha apenas 10 anos. E, aos 16, presencia novamente a mesma cena, só que dessa vez após uma blitz policial e com outro de seus melhores amigos: Khalil.

É a partir dessa morte que toda a trama de O ódio que você semeia vai se desenrolar, sempre contada pelo ponto de vista de Starr. Após ser vítima de violência policial ela é posta à prova o tempo todo para vingar a morte de Khalil da melhor maneira possível: lutando por justiça.

Como você pode imaginar, a luta de Starr não é nada fácil, principalmente quando se vê em meio a um turbilhão de emoções e com medo de ser julgada pelos próprios vizinhos, por, possivelmente, estar defendendo o amigo que fazia parte do tráfico da comunidade em que morava.

Apesar de ser moradora de um bairro periférico, Starr divide boa parte do seu tempo em um mundo que, segundo ela mesma, não a pertence: a escola em um bairro majoritariamente branco. A jovem vai parar lá junto com seus dois irmãos por conta de sua mãe, que se preocupa com os estudos e com a segurança dos três filhos.

Enquanto está no colégio ela faz questão de se comportar como se fosse outra pessoa. Ao longo das mais de 400 páginas da publicação, ela deixa claro, que não pode ser a Starr “do gueto” em um ambiente de pessoas brancas.

Mas será que é necessário se transformar em outra pessoa para ser, de fato, aceita em diferentes locais?

A importância de “O ódio que você semeia”

Apesar de ser um livro young adult, O ódio que você semeia não deixa a desejar em nada e, com certeza, é mais uma publicação atemporal e com uma história ótima e extremamente envolvente.

Um dos principais pontos que merecem destaque é a representatividade envolvida em cada linha da história. Starr é uma protagonista negra, jovem, cercada de outros personagens negros que fazem questão de mostrar a importância das lutas enfrentadas por eles nos últimos anos.

E tudo isso sem deixar nenhuma dessas pessoas como uma figura caricata, o que acaba sendo meio incomum quando se trata de publicações americanas – tanto na literatura quanto nas demais produções midiáticas.

o ódio que você semeia

Outro ponto que merece ser destacado é o de que Starr também nos faz perceber outros tipos de preconceito racial – não somente com os negros – e nos mostra a importância de saber respeitar o próximo com todas as suas diferenças.

O ódio que você semeia é um livro fiel e honesto as raízes de Starr. E até mesmo ao funcionamento das leis e das impunidades vividas em outros países – e que podem ser facilmente comparadas com o nosso Brasil.

Se interessou pela leitura? Então pode se jogar sem medo no mundo da Starr, porque ela, sem dúvida, tem muito a nos ensinar.

Informações sobre O ódio que você semeia

Autor: Angie Thomas

Editora: Galera Record

Leia mais resenhas aqui em nosso site.

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *