resenha amor à moda antiga

Resenha: “Amor à moda antiga” (Fabrício Carpinejar)

Responda com sinceridade: quantas vezes ao ano você para um tempinho para ler poesia? Poucas vezes? Muitas vezes? Então, faça uma pausa e dê uma chance para Amor à moda antiga de Fabrício Carpinejar.

A história por trás de “Amor à moda antiga”

“Amor á moda antiga” nasceu após Carpinejar ganhar de presente, em seu aniversário de 43 anos, uma máquina de escrever Olivetti Lettera 82 verde-esmeralda (reparou que é a mesma cor da capa do livro?). Desde então, ele se dedicou a escrever nela um poema de amor por dia, durante 90 dias, e guardá-los como se fossem um arquivo pessoal de seus próprios sentimentos, lembranças e de suas emoções ao longo de sua vida e de sua carreira.

“Amor à moda antiga” publicado à moda antiga

O livro de mais de 100 páginas foi publicado pela Editora Belas Letras com todo o cuidado que os manuscritos de Carpinejar mereciam. Já pela capa podemos perceber que existiu um cuidado extremo para que o projeto tivesse realmente tudo a ver com o escritor.

Esta preocupação com a publicação também foi tomada ao longo do próprio livro, já que é possível encontrar em diversas páginas algumas anotações feitas a caneta sobre os pensamentos do autor e até algumas correções que precisaram ser realizadas depois que os poemas já estavam prontos.

Amor à moda antiga é uma leitura leve, gostosa e que precisa ser feita em doses homeopáticas. Não porque os poemas possuem uma escrita extremamente difícil e nem nada do tipo, mas sim porque ele precisa ser digerido do mesmo modo que fazemos quando amamos outra pessoa. São poemas que precisam ser lidos e entendidos com o nosso próprio coração.

O livro não é uma dessas publicações que nos incomodam fortemente, mas, com certeza, vai nos fazer refletir sobre os relacionamentos modernos e sobre um amor que, hoje em dia, talvez seja mais difícil de ser encontrado (mas não impossível, viu?).

Carpinejar fala de um amor puro, forte e que é vivido intensamente e aí nos deixa a dúvida de se, atualmente, nos permitimos nos entregar a esse tipo de paixão ou vivemos com medo do que pode acontecer conosco caso isso aconteça.

Informações sobre o livro Amor à moda antiga

Autor: Fabrício Carpinejar.

Editora: Belas Letras.

Fique de olho em nossas outras resenhas aqui no site.

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *