Fachada da Capela do Hospital Santa Catarina

Da fachada ao interior – Hospital Santa Catarina está repleto de arte

Entre as idas e vindas do trabalho, talvez ele não seja notado. Mas aos domingos, quando a Av. Paulista é fechada em prol do lazer e da arte, se vê alguns olhares e uma atenção mais demorada ao Hospital Santa Catarina.

Construído no início do século passado, em 1906, ele foi o primeiro hospital particular de São Paulo. Na época, funcionava em meio às casas dos Barões do Café. Agora, com os poucos casarões antigos que resistiram à mudança da cidade, opera em meio aos prédios e mais prédios de empresas.

Fachada da Capela do Hospital Santa Catarina
Fachada da Capela do Hospital Santa Catarina

Essa persistente permanência na Av. Paulista surpreende, mas isso não é tudo o que o esse lugar centenário tem a contar. O Hospital Santa Catarina, assim como a sua catedral, logo ao lado, está repleto de obras e artefatos que podem ser admirados.

Exposição ao ar livre – História da Medicina

Alguma vez na vida você já viu uma exposição fixada na frente de um prédio e totalmente ao ar livre? Não haveria outro lugar de São Paulo para isso acontecer, a não ser na famosa Av. Paulista, mais especificamente no Hospital Santa Catarina. 

Lá, na altura do número 200, a avenida muda. A construção não é tão alta quanto a dos prédios vizinhos e a arquitetura remete a uma época antiga, distante das janelas espelhadas. É nesse ponto que estão alocados 24 painéis de bronze, feitos em baixo relevo, cada qual com seu próprio tema:

  1. Medicina e vida pós-morte
  2. Medicina, magia e religião
  3. Medicina e estado
  4. Medicina clínica
  5. Enciclopédia da medicina
  6. Pecado e doença
  7. Anatomia
  8. Circulação pulmonar
  9. Circulação do sangue
  10. Invenção do microscópio
  11. Micróbios e bactérias
  12. Teoria da evolução
  13. Anestesia
  14. Antissepsia
  15. Sanitarismo
  16. Soro
  17. Raio X
  18. Antibiótico
  19. Psicanálise
  20. Transplante
  21. Tecnologia genética
  22. Robótica e comunicação
  23. Medicina alternativa
  24. Ambientalismo

Cada uma dessas obras, escritas por Eduardo Cury e fundidas por Diego M. Ortega, contém imagens. Elas, porém, não representam as frases que as acompanham. Mas juntos, todos os “quadros”  formam uma linda exposição sobre a “História da Medicina”, como é chamado o conjunto de obras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim, a céu aberto, é possível conhecer um pouco sobre a área da saúde, desde a antiguidade até a atualidade, além da própria história do Hospital Santa Catarina, que está literalmente gravada em suas paredes. 

Fica, então, o convite: da próxima vez que passar por lá, tente fazer o caminho da direita para a esquerda, ou seja, do Paraíso à Consolação. Dessa forma, conseguirá compreender a linha do tempo sobre os avanços médicos e do pensamento humano.

  • na primeira ponta estão os acontecimentos da medicina até o século XIX;
  • no meio estão medalhões em homenagem aos fundadores do Hospital;
  • por fim, há mais informações sobre a medicina, desde o século XX até a atualidade.

Hospital tem capela própria e até museu 

Logo ao lado da recepção, uma igreja se destaca na paisagem. Inaugurada em 1920, a Capela do Hospital Santa Catarina guarda, na sua construção, muito mais do que missas diárias. 

Dentro da igreja encontram-se vitrais coloridos, esculturas e outras obras de arte. Ao longo da fachada tem ainda obras que agradam os admiradores de pintura. Ao todo há cinco afrescos, de 1998, do pintor italiano Marco Ulgheri, que contam a vida de Santa Catarina.

Arcos da capela do Hospital Santa Catarina
Afrescos dos arcos da capela

Aliás, como é a padroeira do Hospital, a história dela também é detalhada em uma placa disposta na esquina do prédio, à vista de todos os pedestres. 

Além disso, no acesso ao lado da capela está o Museu Histórico, onde há fotografias e antigos objetos médicos que formam um pequeno acervo. Entre os itens que mais chamam atenção aparece um pequeno machado, usado em cirurgias ortopédicas em 1920.

Curiosidades sobre o Hospital Santa Catarina

1. História: a irmã Beata Heinrich, o dom Miguel Kruse e o Dr. Walter Seng foram os fundadores do Hospital. Eles contaram com suporte financeiro da Alemanha para isso, mas também com doações de pessoas caridosas. 

2. Construção: embora a recepção do hotel seja em um prédio moderno, o complexo mantém construções de longas datas.

3. Uma escola de nível técnico, para auxiliares de enfermagem, funciona no mesmo prédio do Hospital. 

4. Em frente à capela há um lindo roseiral com bancos bem convidativos, especialmente em tardes de verão.

5. O local também tem um parque com uma área de quase quatro mil metros quadrados. Lá existem cerca de 100 tipos de plantas, 180 árvores e diversas espécies de pássaros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer conferir?

O Hospital Santa Catarina está no número 200 da Av. Paulista, bem próximo à primeira saída da estação Brigadeiro do metrô e em frente ao Itaú Cultural

As missas na capela acontecem diariamente, às 18h. No entanto, o local fica aberto ao público das 7h às 21h, com exceção das quintas-feiras, quando não abre.

Quanto à entrada no museu, ela é um pouco mais restrita. É possível fazer essa visita apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Agora, quando andar pela Paulista, pare um pouco, se permita conhecer de perto todas as obras ou atrações citadas aqui e Seja + Turista!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *