Fachada do Itaú Cultural

Itaú Cultural: um lugar para música, teatro, exposições e mais!

É bem verdade que a Av. Paulista tem muita arte para oferecer. No entanto, nem sempre ela é encontrada em um único lugar, com tamanha pluralidade, como acontece no prédio do Itaú Cultural.

Mesmo com a Japan House, a Casa das Rosas e o Instituto Moreira Salles por perto, todos com excelentes programações, o local consegue se destacar e oferecer muito mais do que arte aos seus visitantes.

Voltado para pesquisas e o fomento da produção de conteúdo artístico, o Itaú Cultural contém muito o fazer, admirar e aprender. Confira!

Espaço de espera do Itaú Cultural, com restaurante e café
Espaço de espera com restaurante e café

Exposições

Esse é um dos pontos fortes desse centro cultural, que tem espaço para realizar até três exposições ao mesmo tempo. O mais interessante é que todas elas são sempre gratuitas, o que faz o Itaú Cultural ser um excelente lugar para os paulistanos se aproximarem da arte, e os turistas se divertirem na cidade.

Consciência Cibernética, a Ocupação Nise da Silveira e Ocupação Laura Cardoso são alguns exemplos das mostras temporárias já realizadas nesse espaço, que sempre investe na inovação das apresentações e na interatividade entre o público e o que é exposto.

Um fato interessante para quem gosta de artes visuais é que, no Itaú Cultural, elas possuem um direcionamento bem definido: são focadas em artistas e personalidades que contribuíram de alguma forma com a cultura brasileira. Entre eles: atores, músicos e pintores.

Mostras permanentes

Como diversos museus de São Paulo, o Itaú Cultural também tem mostras permanentes, chamadas de Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Ambas estão no Espaço Olavo Setubal, que ocupa dois andares do prédio.

Ao passo que a primeira retrata alguns séculos da história do Brasil, a segunda conta com peças históricas, como barras de ouro, moedas e medalhas. Juntas, elas somam mais de 1.300 obras.

Uma das exposições do Itaú Cultural
Exposição Brasiliana Itaú, entre o quarto e quinto andar do prédio

Teatro

Desde 1987, quando foi criado, o Itaú Cultural já teve mais de 37 mil apresentações teatrais, realizadas por diversas companhias, o que mostra que o espaço acolhe não só os visitantes, como também os artistas e seus trabalhos.

Costumeiramente agendadas para as terças-feiras, há peças de teatro que são voltadas para a família inteira, mas também apresentações que discutem a atualidade, animam o público ou criticam e questionam a sociedade.

O sucesso desse teatro é possível ver do lado de fora do prédio, por onde, não raramente, se estende uma enorme fila de espectadores.

Cinema

A sétima arte também tem seu espaço reservado no Itaú Cultural. Além de organizar mostras de filmes, lá são debatidos diversos assuntos ligados ao cinema, o que reúne entusiastas, produtores, diretores e muitos outros profissionais da área ou simplesmente admiradores.

Shows

No quesito música e shows, esse centro cultural não deixa a desejar. Talvez lá você não encontre apresentações de artistas que estão muito famosos no momento, no entanto, para quem busca novidade ou opções alternativas, esse é o lugar certo.

Quanto aos estilos, novamente a pluralidade se faz presente no Itaú Cultural. Se em uma semana há shows de rap, na outra pode ser que você encontre orquestras sinfônicas, o leve balançar do dueto Duas Casas ou o som de cantoras como a Paulinha, da banda Vó Tereza.

Sempre há novidade, sempre há algo diferente e muito bom para ouvir. Basta deixar o “padrão” de lado e se permitir.

Lançamento do disco Duas Casas, no Itaú Cultural
Show de lançamento do álbum Duas Casas

Encontros

Promover encontros é outra ação que está na essência desse centro. Geralmente eles estão ligados ao cinema, mas há também conversas e palestras entre profissionais da mesma área (que podem ser várias) e discussões sobre a cultura de modo geral.

Curiosidades sobre o Itaú Cultural

1. Muito do que é disponibilizado nesse espaço do Itaú conta com interpretação em libras, o que inclui tanto as exposições, que geralmente possuem vídeos com essa tradução, e até shows, que contam com a interpretação ao vivo e simultaneamente.

2. A primeira sede do Itaú Cultural foi no edifício Sul-Americano, no número 1938 da Av. Paulista. Lá, o instituto ocupava apenas o 15° andar, mas com a ampliação das atividades passou a locar também o 14°. O atual prédio só ficou pronto em 1995.

3. Fora as atrações já comentadas, o centro cultural também tem uma biblioteca voltada para pesquisas e produções artísticas. Ela pode ser acessada por estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de arte ou profissionais da área.

4. Além da biblioteca física, há ainda a Enciclopédia Itaú Cultural, que tem milhares de conteúdos relacionados à arte em geral, como dança, música, pinturas, literatura, cinema e teatro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer conferir?

O prédio do Itaú Cultural está em plena Av. Paulista, no número 149, e a entrada é totalmente gratuita. Quanto ao estacionamento, ele é pago, mas tem um preço bem razoável para a região.

O local é aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Conheça e Seja + Turista.

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *