Pinacoteca tem entrada gratuita em dezembro de 2017

Pinacoteca tem entrada gratuita em dezembro. Veja porque visitar!

A Pinacoteca de São Paulo, o museu mais antigo da cidade e um dos mais importantes também, está com as portas abertas, gratuitamente, durante todo o mês de dezembro de 2017.

Diante dessa possibilidade, especialmente convidativa para quem nunca conheceu o local, vale a pena se programar e fazer uma visita à Pina, apelido carinhoso dado ao museu. Aliás, motivos para isso não faltam. Há muitas exposições em cartaz para conferir durante todo o mês. Veja algumas.

ROTORAMA – Sistema de Giroreciprocidade

Até 5 de fevereiro de 2018

Instalação artística Rotorama, na Pinacoteca de São Paulo
Imagem de: Edouard Fraipont/Divulgação Pinacoteca

Essa é uma intervenção moderna, do artista Daniel Acosta. Mas antes de visitá-la, esqueça tudo que você entende como arte. Ao contrário do que acontece com obras clássicas, em ROTORAMA você não só pode tocar a obra, como também pode e deve subir nela.

Isso só é possível porque estamos falando de uma escultura redonda e de madeira, que possui nove metros de diâmetro. Essa roda enorme fica deitada no chão e convida todos os visitantes para um passeio circular. Ela roda lentamente no seu próprio eixo.

Como a velocidade do giro é lenta (a volta inteira é completada em 10 minutos), as pessoas têm a possibilidade de experimentar essa sensação em pé, sentadas ou até completamente deitadas na ROTORAMA.

A ideia do artista é gerar percepções diferentes e ambíguas no público, além de fazê-los perder referências comuns. Com isso, Daniel faz com que sua obra seja o centro, mas a atenção mesmo está nas pessoas que a experimentam.

No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos

Até 22 de janeiro de 2018

Quadro "Bordel", de Di Cavalcanti, em exposição na Pinacoteca
Imagem de: Isabella Matheus/Divulgação Pinacoteca

O modernismo brasileiro foi marcado por Emiliano Di Cavalcanti, que ganhou uma exposição retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo em homenagem aos 120 anos de seu nascimento, comemorado no mês de setembro de 2017.

Para essa celebração, foram selecionadas mais de 200 obras do artista, que ocupam sete salas da Pina. Entre elas, estão desenhos, ilustrações, charges para revistas, capas de discos, livros e pinturas, sendo que algumas são muito conhecidas, outras nem tanto.

Como o tema sugere, nas pinturas do artista são vistos cenários do subúrbio moderno, o que inclui morros cariocas, bares, rodas de samba e bordéis.

A exposição busca mostrar como Di Cavalcanti contribuiu com o que é chamado de arte moderna e brasileira. Além disso, a mostra também evidencia o atraso do Brasil comparado à modernidade da arte europeia do início do século XX.

Outras exposições na Pinacoteca

As duas mostras citadas são as de destaque no momento, mas a Pinacoteca tem outras opções de longa duração, como:

  1. Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright
  2. Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca São Paulo

Dica extra: esculturas no Parque da Luz

Aproveite a visita gratuita à Pinacoteca de São Paulo e conheça também o Parque da Luz, que fica atrás do museu e é a primeira área de lazer dos paulistanos. Lá, estão cerca de 50 esculturas que podem ser observadas em meio à natureza, em um passeio muito relaxante.

Serviço

Endereço: Praça da Luz, 02 – Bom Retiro, São Paulo/SP
Dias e horários: quarta a segunda, das 10h às 17h30 (permanência até às 18h)
Dica: o local possui bicicletário e estacionamento gratuito

O ano está chegando ao fim, mas ainda há diversas atrações na cidade. Fique atento às publicações do E.T.C. e não perca outras exposições, peças de teatro ou shows em São Paulo.

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *