Violinistas brasileiros são retratados em documentário inédito no SescTV

“Violão Canção – Uma Alma Brasileira” mostra o processo de criação dos artistas e traz entrevistas com os principais violinistas do país

Com exibição, pela primeira vez, no dia 16/12, sábado, às 22h, o filme apresenta canções clássicas com as diferentes formas de criação, além da redescoberta de artistas que influenciaram a carreira de violonistas, como a de João Bosco, por exemplo.

João Bosco, Renato Braz, Paulo César Pinheiro, Guinga, Sérgio Assad, Marco Pereira e Daniel Murray são alguns dos músicos que participam do documentário dirigido por Rose Satiko e pelo músico Chico Saraiva. Os instrumentistas falam sobre sua relação com a música e o poder que ela possui na cultura nacional.

Imagem-Divulgação

O diretor Saraiva, que cresceu em Campinas, cidade do interior de São Paulo, e estudou música popular na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, afirma que a razão que o levou a gravar o documentário é o impulso em seguir as pistas que a música dá. “Uma hora resolvi levantar, partir e ir para junto daqueles que acharam um caminho de ida e de volta, entre o violão e a canção”, comenta Saraiva, que foi atrás de importantes violonistas para descobrir o que os motivava a criar.

Violinistas

Para o cantor, compositor e violonista João Bosco, os grandes mestres que o ajudaram a trilhar seu caminho foram o pianista de jazz norte-americano Dave Brubeck e o multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos. Já o compositor Paulo César Pinheiro explica que é de suma importância que a emoção prevaleça em suas músicas. “Os temas das canções não são meus. As palavras já estão lá. Minha função é descobri-las, entender o que a música quer, a sonoridade das palavras e os temas que já existem”, afirma.

Que Chico Buarque de Holanda é influência e ídolo para muita gente, não é novidade. Mas quando se trata do violonista Guinga, a emoção é evidente até ao falar dele. “Ele toca o violão de um jeito que ninguém consegue imitar. É o rei das inversões. Nunca vi na música popular brasileira alguém usá-las como o Chico faz com o violão. Ele é maravilhoso”, afirma o músico.

Além das entrevistas, o documentário apresenta trechos das músicas Gagabiro, de João Bosco, interpretada por ele; Abismo de Rosas, de Canhoto,tocada por Marco Pereira; Incerteza, de Chico Saraiva e Luiz Tati, por Chico Saraiva; Morro Dois Irmãos, de Chico Buarque, e Estrela da Terra, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, ambas por Guinga.

Serviço:

Documentário
Violão Canção – Uma Alma Brasileira
Estreia: 16/12, sábado, às 22h.
Reapresentação: 20/12, quarta, 24h.
Classificação indicativa: Livre.
Direção: Rose Satiko e Chico Saraiva.
Produção: Avoa Filmes.
Duração: 31 min.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Para saber mais sobre lançamentos, acesse aqui!

 

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *