Documentário da Mallu Magalhães

Mallu Magalhães estreia documentário sobre a turnê “Vem”

Com o tom poético e minimalista que só ela tem, o curta apresenta os bastidores da turnê de seu recém lançado álbum

Eu gosto e não gosto do aeroporto.

Gosto do dia nascendo, na pista, nas janelas, nas pessoas…

As malas, as lojas, o café, os livros, as jóias, os preços…

Os executivos, os músicos, famílias, turistas, casais, sozinhos…

e muitos outros.

Se é no outro que vemos a nós mesmos, acho que gosto de mim, porque gosto muito dos outros. 

Gosto de ver as danças, seus caminhos, seus sonhos…

Ver a eles e a mim, a querer e ser querido, negar e ser negado, faz parte.

Por Jaqueline Oliveira

O poema acima é intitulado “Aeroporto” e é assinado por uma das cantoras com uma singularidade, uma linguagem simples, minimalista e autoral do país, Mallu Magalhães. O texto é narrado por ela na abertura de seu documentário. Um curta cheio de detalhes sobre ela, suas vivências como cantora e a turnê do seu recém lançado álbum, “Vem” (2016).

Lançado ontem, dia 06, em seu canal no Youtube, o documentário possui 20 minutos de duração e mostra como é o dia a dia de uma turnê, bastidores dos shows, tudo envolta na delicadeza que as músicas dela transparecem.

Documentário da Mallu Magalhães

Logo de cara, apresenta a simplicidade da mulher menina ao chegar em casa e se deparar com seus cães de estimação (e a felicidade deles também ao reencontrá-la). Numa narrativa que percorre todo o doc, ela começa falando da felicidade em estar em casa e como é bom se sentir assim, em casa. Com algumas imagens sobrepostas a narração, às vezes só a imagem dela sentada, ou num sofá rosa no meio do quintal ou no chão, entre as árvores, ela conta detalhes sobre como é sua percepção da vida, da música, do lugar que chama de casa, da cidade, da felicidade.

“Desejo que minhas músicas inspirem e que sejam hinos”, afirma em trecho que mostra o carinho dela pelos fãs. Como ela mesma diz, “o brasileiro tem um costume de cantar junto e enaltecer hinos, clássicos da música nacional”. Este é o desejo dela com este álbum.

A filmagem feita de forma bem impessoal, sem a necessidade de ângulos fechados, com enquadramentos abertos e sem padrões, dá a impressão de estarmos no mesmo ambiente em que se passam as cenas. Nos leva numa produção, que combina a linguagem artística com um tom intimista, trazendo o lado autoral da Mallu, com seus poemas.

Documentário da Mallu Magalhães

Segundo depoimento da cantora através da sua página no Facebook, o filme é “sobre as noites do Vem, e tudo que há em volta, por dentro, por fora, por perto, de longe”. A ideia nasceu da necessidade de produzir conteúdo para as redes sociais durante a cobertura de um show em Porto Alegre. A partir de então, surgiu a vontade na equipe em estender a produção para outros shows e, posteriormente, a produção do documentário para a internet.

Com datas marcadas no Brasil e na Europa, a agenda de shows começou em maio deste ano e deve se estender até 2018.

Veja o documentário da Mallu Magalhães:

Para saber mais sobre o universo musical, clique aqui.

Post Author: Jaqueline Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *