Green Day em São Paulo

Green Day em São Paulo: banda agita e chama três pessoas para o palco

A banda tocou no Rio de Janeiro na quarta-feira (1) e segue agora para Curitiba no domingo (5)

Dona de muitos hits dos anos 2000 e que fez parte da formação de diversos adolescentes no punk rock, a banda Green Day desembarcou no Brasil essa semana para uma série de três shows no país. A apresentação em São Paulo aconteceu na Arena Anhembi e lotou o espaço com fãs sedentos pelas músicas clássicas e aquelas que só quem os acompanha de verdade, conhecem. Com mais de 2h30 de música, os integrantes conseguiram deixar todo mundo concentrado no palco. Confira tudo o que achamos abaixo.

O show

Pontualidade com certeza deve ser o forte da banda já que a primeira música começou ao bater das 22h, hora que estava previsto o início. Como já é de praxe, antes de subirem ao palco, a clássica “Bohemian Rhapsody” do Queen tocou como uma forma de esquenta para toda a plateia. E, logo após isso, uma pessoa fantasiada de urso entrou para animar os fãs que, provavelmente, já conheciam a figura engraçada que tomava o espaço.

A música escolhida para abrir a noite foi “Know your enemy”, com o vocalista chamando um fã ao palco para cantar um trecho da música com ele. Ao final da participação do brasileiro sortudo, Billy Joe ainda pediu para que ele se jogasse no público, fazendo uma saída triunfal do palco.

Green Day em São Paulo
Foto: Marcelo Brandt (G1)

Esse ato se repetiu outras duas vezes ao longo da apresentação, sendo uma em “Longview” e outra em “Knowledge”. Nessa última, Billy convidou um fã para tocar guitarra com eles. O fã chegou tomando conta do palco, cumprimentou todos os integrantes e correu de um lado para o outro tocando guitarra (certo ele, que aproveitou cada segundo desse momento único em sua vida).

Na setlist do Green Day em São Paulo, a banda surpreendeu até os fãs mais otimistas tocando faixas de seus primeiros álbuns e levou todo mundo à loucura com a queridinha “Jesus of Suburbia” já no final do show. Ao passar da meia noite, algumas pessoas já estavam saindo da arena relutantes, mas acabaram voltando ao ouvir Billy Joe cantar “21 guns” e “Good Riddance (Time of Your Life)” sozinho, somente acompanhado pelo violão que ele mesmo tocava.

Alguns momentos engraçados e ‘diferentões’ também chamaram atenção. Um deles foi quando os integrantes entraram no palco fantasiados e assim ficaram por um bom tempo. Além disso, Billy Joe também jogou água nos fãs que estavam suando agarrados uns nos outros, e jogou camisetas com a ajuda de uma pistola mini shot.

Em diversos momentos, o vocalista também pegou bandeiras do Brasil e da comunidade LGBT e as segurou enquanto cantava suas músicas. Em outra hora do show, “Garota de Ipanema” foi tocada no saxofone – uma pequena e bela homenagem à nossa música.

A banda se despediu de São Paulo com chuva de papel picado e com os todos os integrantes voltando ao palco para agradecer pela noite incrível. Como sempre, baquetas e palhetas foram jogadas ao público, dando de presente para alguns sortudos, uma lembrança do show.

O que achamos

Uma coisa não podemos negar: o show é agitado do começo ao fim. Billy Joe sabe muito como envolver o público e se comunicou o tempo todo com os brasileiros, seja chamando pessoas para o palco, seja pedindo palmas e pulos, seja nos momentos em que realmente parava para conversar com quem estava presente. Além disso, todos os integrantes pareciam muito bem integrados uns com outros – também, pudera, são muitos anos já tocando juntos. Mas, muito mais do que isso, eles transparecem uma alegria imensa por estarem no palco, algo que não enxergamos todos os dias.

Algo que não foi de muito agrado de outras pessoas, foram alguns medleys covers com “Hey Jude” dos Beatles, “Break on Through (to the other side)” do The Doors, “Satisfaction” dos Rolling Stones e mais alguns clássicos do rock mundial. Mas, achamos um bom momento de homenagem no show.

Nos quesitos de estrutura, eles já não agradaram tanto. A passarela era muito pequena para uma pista premium maior, o que acabou deixando muitos fãs que pagaram a mais, longe do palco e sem muita visão dos integrantes. Outra coisa que dificultou, principalmente para quem comprou pista comum, foram os telões que eram incrivelmente pequenos para o tamanho da estrutura lateral do palco.

Para uma pessoa que sempre viu críticas da banda à algumas bandas pop, ficou difícil não se incomodar com a brincadeira do urso no início do show e até um pouco com as fantasias. O pensamento foi de que se fosse qualquer outra banda pop adolescente a fazer isso, tanto os integrantes, quanto os próprios fãs, talvez criticariam o desfoque da música para a brincadeira.

No mais, o show possui uma setlist muito consistente – apesar de deixar algumas pessoas esperando “Wake Me Up When September Ends”, que nunca tocou – e eles definitivamente sabem como conduzir uma apresentação cheia de energia e emoção.

Setlist do Green Day em São Paulo

Know Your Enemy
Bang Bang
Revolution Radio
Holiday
Letterbomb
Boulevard of Broken Dreams
Longview
Youngblood
2000 Light Years Away
Armatage Shanks
J.A.R. (Jason Andrew Relva)
F.O.D.
Scattered
Nice Guys Finish Last
Waiting
When I Come Around
Welcome to Paradise
Minority
Are We the Waiting
St. Jimmy
Knowledge
Basket Case
King for a Day
Shout / Always Look on the Bright Side of Life / Break on Through (to the Other Side) / (I Can’t Get No) Satisfaction / Hey Jude
Still Breathing
Forever Now

Encore:
American Idiot
Jesus of Suburbia

Encore 2:
21 Guns
Good Riddance (Time of Your Life)

Veja mais resenhas de shows aqui.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *