resenha de lino

Resenha de Lino: promessa para o cenário nacional de animações e muita diversão

*escrito por Jaqueline Oliveira

A nova animação brasileira, Lino – Uma aventura em sete vidas, conta com uma história original, espirituosa e engraçadíssima

Assistimos ao filme no último dia 22 (terça-feira), e contamos todos os detalhes dessa incrível produção. Idealizada pelo estúdio de animação brasileiro Start Anima em coprodução com a Fox e distribuição pela Fox Filme do Brasil, o elenco é composto pelos intérpretes Selton Mello (Lino), Dira Paes (policial Janine) e Paolla Oliveira (personagem Patty) que dão ótimas sacadas na dublagem e interpretação, sendo quase impossível não rir durante a sessão. Ao assistir o filme só conseguimos imaginar o som das gargalhadas das crianças ao ver muitas cenas e principalmente as trapalhadas causadas pelos personagens. Bem no espírito nacional, teve cena de uma tribo indígena, referências à avenida paulista e detalhes urbanos nacionais, homenagem a Harry Potter (com o icônico personagem “Harry Topper” – o ídolo do mago Don Leon) e muita, mas muita confusão. Confira!

Sinopse

Lino, o cara mais azarado do planeta terra – é como ele próprio diz. Desde a infância, na escola e até com o primeiro amor, o cara não teve sorte. Seu emprego é como animador de festa. Ele usa uma fantasia “não muito bonita” de um enorme gato, é ridicularizado e sofre maus tratos das crianças, que não gostam muito dele e adoram zombar do pobre coitado. Cansado da rotina, não suportando mais tanta desventura e determinado a mudar de vida, Lino resolve buscar a ajuda de Don Leon, um “mago” não muito talentoso. O tiro sai pela culatra e a magia o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: a própria fantasia! A partir daí, sua vida muda completamente. Dando início a grande aventura, ele começa a sua jornada que o transforma em sua verdadeira identidade, descobrindo o amor pelas crianças, o sentido da amizade e a esperança por algo melhor. Tudo isso embalado por muita confusão, cenas inesperadas, dinâmicas e divertidas.

Direção

O filme é dirigido por Rafael Ribas, filho de Walbercy Ribas, fundador do estúdio de animação Start Anima. O processo criativo teve início em 2010 e foram demorados quatro anos de apuração, preparação da equipe, até finalmente colocar tudo em prática.

Sobre a Start Anima: É um dos mais destacados e premiados estúdios de animação do Brasil. Há 50 anos no mercado, produziu diversos filmes publicitários para grandes empresas no Brasil e no exterior. Em 2001, concluiu o seu primeiro longa-metragem de animação “O Grilo Feliz”, premiado no Brasil e nos Estados Unidos, tendo sua sequência lançada pela Fox film do Brasil em 2009, “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.  Lino, seu terceiro longa animação, é um filme totalmente inovador.

Roteiro

Com certeza é o ponto mais alto do longa. Desde o começo do filme não é possível prever o fim da história e principalmente o desenrolar dela. O filme prende, a trama te conecta com a realidade do personagem, as histórias cruzadas ali dão a graça por trás da comédia infantil e, acima de tudo, te faz pensar sobre o que é de fato o “azar”. Um ótimo aprendizado para as crianças. A forma simplista do conteúdo original ficou completamente incrível no produto final. Trilha sonora condicente com os cenários e momentos, personagens cativantes e texto impecável com até jargões próprios.  O personagem do feiticeiro, por exemplo, é muito divertido e lembra grandes coadjuvantes da animação, como a Dory de Procurando Nemo.

resenha de lino

Animação

A qualidade impressiona e não é só pelo roteiro. Os efeitos da animação foram gerados a partir do uso do software 3D Autodesk Maya, que oferece um conjunto de recursos de criação para animação, modelagem, simulação, renderização e composição sobre uma plataforma de produção com alta capacidade de expansão. As cores também tiveram um papel importante na concepção da história. Foi usada a psicologia das cores por trás de cada momento (o chamado color script, estudo utilizando uma escala de cores).  Além disso, é possível notar referências claras da animação comparada a grandes filmes do segmento, como em Monstros S.A e A Era do Gelo.

Curiosidades

*O filme tem, ao todo, 115 personagens;

*Foram feitas mais de 3 mil cenas;

*Lino, quando transformado em gato, tem mais de 1,6 milhão de pelos no corpo;

* A produção, diferente de outras como Carros 2, da Pixar que chegam a custar US$ 200 milhões, só custou US$ 2,5 milhões.

Ficha Técnica

Data de lançamento: 7 de setembro de 2017 

Direção: Rafael Ribas

Elenco: Selton Mello, Dira Paes e Paolla Oliveira

Gênero: Animação

Nacionalidade: Brasil

Duração: 93 min
Ano: 2017
Técnica: 3D

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *