Conheça o que O Velhão tem

O Velhão – Uma Viagem Dentro de São Paulo

É na afastada Av. Santa Inês, que corta a Serra da Cantareira, que um antigo complexo arquitetônico se esconde. Popularmente nomeado de O Velhão, o lugar chama a atenção de quem passa. 

Porém, fazendo jus ao nome que leva, ele não surpreende pela modernidade, comum de alguns pontos em São Paulo, mas sim por sua arquitetura antiga, toda feita de tijolinhos de barro.

Quem entra confirma: a construção e os detalhes com pegada vintage não foram colocados ali por mero charme. 

O complexo, criado em 1977, já soma 40 anos de idade e, certamente, contém objetos muito mais antigos, já que foi projetado por Moacyr Archanjo dos Santos para ser uma oficina e loja de materiais usados.

O que O Velhão tem?

Além de muita história, atualmente O Velhão tem também muitas atrações. A maioria delas são gastronômicas, mas há diversas lojas e um ambiente rústico, repleto de detalhes únicos, que merecem ser mais do que falados, merecem ser vistos!

Restaurantes

Os restaurantes de O Velhão são muito conhecidos na região e bem movimentados! O mais famoso deles (com oito ambientes diferentes) e também o mais procurado, é carinhosamente chamado de As Véia.

Nele, se paga um valor e o visitante consome à vontade. Há variedade de entradas, saladas, massas, comida nordestina, churrasco e ainda sobremesas, sendo que esses dois últimos geralmente são cobrados à parte.

Se quiser alguma comida mais específica, como massa ou pizza, também não tem problema. O Velhão tem um espaço bem aconchegante e ao seu estilo antigo, chamado As Pizza, destinado apenas à comida italiana que tanto apetece o paladar paulista.

Bares

Veja o que O Velhão tem

Para completar as opções gastronômicas, há também o Galo’s Bar, que tem um ambiente mais descontraído, próprio para beber, dançar e ouvir a boa e velha música popular brasileira.

E falando em música, o complexo O Velhão tem, ainda, outra opção para festejar com amigos e familiares. A Cervejaria Da’s Nova é movimentada pelos grandes clássicos do rock e pop, e o melhor: tem banda tocando ao vivo!

Outro bar, chamado Conspiração do Jogo, proporciona a diversão que o local pede. Como o nome sugere, ele possui, à disposição dos visitantes, jogos bem tradicionais, como sinuca, dama e muitas outras opções de tabuleiro, para realmente lembra a infância e simplesmente curtir.

Lojas

Além das opções gastronômicas e de diversão, O Velhão tem um conjunto de lojas bem particulares, charmosas, com objetos que realmente impressionam e são verdadeiras obras de arte.

Há um antiquário, onde é possível encontrar móveis, utensílios, réplicas e um lindo acervo próprio. Tem uma loja de artesanatos, com estátuas do Buda e diversos itens com pegada mística e que fazem o ambiente se tornar quase um refúgio.

E para quem gosta de leitura, o grande destaque fica por conta do Sebo do Véio. Na pequena livraria, além de diversos títulos, antigos e recentes, quadrinhos e revistas, o visitante encontra também discos de vinil e um charme encantador, de parar o tempo.

Fora isso, O Velhão tem uma floricultura, uma loja só de pingas e cachaças, comércios que vendem acessórios, itens de cozinha, esculturas e um pouco de tudo que combina com o local.

Curiosidades sobre O Velhão

1. As construções que formam O Velhão foram feitas com materiais reciclados, vindos de demolições.

2. O restaurante As Véia, inicialmente, foi criado para os funcionários da marcenaria e serralheria do local. Só depois, com o interesse de outras pessoas, abriu para o público geral.

3. O Velhão tem um posto de saúde voltado para a comunidade, uma escola diplomada pelo MEC e, ainda, uma capela própria, que celebra missas todos os domingos, às 10 horas da manhã.

4. Atualmente, a proprietária e administradora do complexo é a Dona Iracema Rodrigues, viúva do criador do local, Moacyr.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer visitar?

O Velhão está localizado na estrada Santa Inês, na altura do número 3000. Por isso, a melhor forma de chegar ao local é por transporte próprio.

O único problema é que há poucas vagas para carro dentro do complexo e a solução é estacionar na beira da estrada, onde há bastante espaço. Outro detalhe importante é que os estabelecimentos de lá, inclusive os restaurantes, não aceitam cartões, devido ao sinal ruim na região.

Antes de visitar o complexo, vale a pena acessar o site oficial O Velhão, que tem diferentes horários de funcionamento para cada um dos seus estabelecimentos. As Véia, por exemplo, abre de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 16h.

E então? Vai conhecer esse lugar encantador? Para ficar por dentro de outros cantinhos interessantes de São Paulo, acesse nossa seção Seja + Turista!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *