A lógica inexplicável da minha vida

Resenha: A lógica inexplicável da minha vida (Benjamin Alire Sáenz)

” Um romance poético e fascinante que explora temas como família, amizade, amor e perda. Com Sal, Sáenz dá a seus leitores um jovem ao mesmo tempo forte, vulnerável, sábio e carinhoso.” – The New York Times sobre o livro  “A lógica inexplicável da minha vida”

“A lógica inexplicável da minha vida” é mais um livro da longa lista de YA (Young adult) que tem muito a nos ensinar, principalmente sobre formas de amor e maneiras de demonstrar esse sentimento. Além de abordar assuntos sobre família, amizade e os famosos conflitos que se passa na adolescência.

Salvador Silva, ou Sal, é um garoto calmo e digamos que bem pacífico, que prefere resolver tudo na base de uma boa conversa, assim como seu pai adotivo. Após a morte de sua mãe biológica, o garoto foi adotado por Vicente, que por ser um pai solteiro e gay já passou por muita coisa na vida, e enfrentou tudo do melhor jeito que pode. Assim, ele tenta ensinar a Sal tudo que já aprendeu e como enfrentar as coisas pacificamente.

A lógica inexplicável da minha vida

O garoto levava uma vida tranquila ao lado de seu pai e sua inseparável melhor amiga Sam, mas isso até chegar o último ano do colégio e tudo mudar tão rapidamente. O primeiro grande acontecimento, que mudou a vida dele, é quando Sal, com raiva, responde a uma provocação com um soco pela primeira vez.

Isso não faz parte de sua criação, logo ele começa a pensar em seu pai biológico, será essa raiva que ele começou a sentir, essa atitude, tem alguma coisa a ver com a genética? Afinal, seu pai de criação não o ensinou isso, ele não era assim.

A lógica inexplicável da minha vida

Mesmo com essa crise de identidade, tinha também a questão da faculdade, ele tinha que pensar o quanto antes que carreira ele queria seguir. Precisava se dividir em apoiar Sam, que não tem a melhor das relações com sua mãe, e que passa por uma grande perda, precisando ainda mais dele. E se preocupar com Fito, um amigo que precisa trabalhar, estudar e se virar em casa, pois tem uma relação meio conturbada com sua família.

Além disso, Sal recebe uma carta feita por sua mãe antes de morrer, e não sabe como lidar com isso; ele também está passando por um momento difícil onde perde sua Mima (avó), para o câncer. Com todos esse acontecimentos ele passa a observar mais as pessoas, percebendo o jeito que cada um ama, que todo mundo é complicado, todos passam por problemas, mas cada uma reage de uma forma. Que isso faz parte e contribui para o amadurecimento e crescimento.

Os capítulos são curtos, e a narrativa é em primeira pessoa o que torna tudo mais próximo do leitor, são coisas que podem acontecer com qualquer pessoa. Apesar de suas 442 páginas é uma história que se pode ler rápido, e com certeza vai fazer com que você se identifique de alguma maneira.

Recebi “A inexplicável lógica da minha vida” em uma das caixinha do Turista Literário, que  é uma assinatura mensal onde recebemos um livro surpresa e itens sensoriais que tem alguma relação com a história. Assim como “As Mil Noites“, “Nimona” e “Aconteceu naquele verão“, que também já resenhei aqui para o ETC. Para saber mais acesse www.turistaliterario.com.br

 

Leia também:

Lançamentos Literários de Maio/2017

Resenha: Quando escolheram por mim (Lauren Miler)

Resenha: Harry Potter – A Magia do Cinema Edição Definitiva (Brian Sibley)

 

Informações do livro

Autor: Benjamin Alire Sáenz

Editora: SEGUINTE

ISBN: 978-85-5534-044-4

 

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *