Veja detalhes da exposição Kengo Kuma

Conheça o Trabalho de Kengo Kuma na 2ª Exposição da Japan House

O criador do prédio onde está a Japan House, na Av. Paulista, ganhou uma exposição só para ele dentro da casa que reformou. Kengo Kuma – Eterno Efêmero mostra a sutileza, criatividade e essência dos inovadores trabalhos realizados pelo arquiteto japonês.

Embora esteja repleta de obras realizadas pelo artista, em diversos lugares do mundo, é preciso deixar claro que essa não é uma exposição voltada apenas aos estudantes ou admiradores da arquitetura. 

Kengo Kuma realiza um trabalho que relembra toda a importância de fugir dos padrões, de respeitar a natureza e inovar. Com isso, mais do que um arquiteto, Kuma é um artista, tal como Lina Bo Bardi, arquiteta da Casa de Vidro, e muitos outros. Tanto é, que agora ele tem as suas principais obras exibidas na Japan House.

Surpreenda-se com as obras de Kengo Kuma

Na exposição, fica evidente a forma como o grande arquiteto gosta de trabalhar. Logo de cara, o visitante depara diversos materiais diferentes, e até inusitados, que já foram utilizados por Kuma em alguma construção, em algum lugar do mundo.

Os espaços vazios, como são classificadas as edificações no Japão, são feitos com materiais que permitem a reconstrução (lição de um país onde há frequentes destruições causadas por terremotos). Assim, há construções com madeira, washi,  bambu, dentre outros itens.

Junto às suas diferentes técnicas de construção, que sempre priorizam a renovação, Kengo também deixa claro seu gosto pelo o que é orgânico, pela luz natural e pela natureza, fazendo com que sua arquitetura não interfira no ambiente.

Fuan

A exemplo da arquitetura temporária, que é defendida por Kuma, a exposição tem a Fuan e diversas outras obras. Mas essa, especificamente, consiste em uma casa de chá que é feita apenas com um balão flutuante, coberto por um leve tecido transparente, de só 11 gramas por metro quadrado.

Fuan pode ser levada para qualquer lugar, pode ser facilmente construída, não interfere no ambiente a sua volta e ainda utiliza a luz de outros ambientes ou a luz natural. Resumindo, tem a essência do Kengo Kuma.

Serviços

Duração da exposição: de 18 de julho até 10 de setembro
Local: Japan House – Av. Paulista, 52 (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Horário: de terça a sábado das 10h às 21h | domingo e feriado das 10h às 18h
Valor: entrada gratuita

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa é apenas uma das muitas exposições que estão acontecendo em São Paulo. Para ver detalhes sobre outras mostras interessantes, continue navegando em nosso site!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *