Memórias da princesa - Os diários de Carrie Fisher

Resenha: Memórias da Princesa – Os diários de Carrie Fisher (Carrie Fisher)

” Quem eu acho que seria se não tivesse sido a Princesa Leia? Eu sou a Princesa Leia ou ela sou eu? Veja a diferença e você vai estar mais perto da verdade. Star Wars era e é o meu emprego. Eles não podem me demitir e eu nunca vou conseguir pedir demissão. Por que eu faria isso?  (Essa é tanto uma pergunta retórica quanto real.
Hoje, ao me deparar com algumas caixas contendo antigos textos que escrevi, eu achei os diários que mantive durante as gravações do primeiro filme de Star Wars, há quarenta anos atrás. Fique ligado.” – Carrie Fisher

Comprei o “Memórias da Princesa” logo após a morte de Carrie Fisher no ano passado,  um livro baseado em seus diários do período em que foi a princesa Leia em Star Wars e, que além disso, conta um pouco sobre sua vida antes de se eternizar como a Princesa Leia.

O livro segue uma ordem cronológica dos acontecimentos na vida de Carrie. Primeiro ela nos conta  um pouco sobre a sua infância,  seu relacionamento com a família, quando foi corista no espetáculo estrelado por sua mãe na Broadway, e um pouco sobre Shampoo, o primeiro filme em que atuou. Logo depois ela nos conta como foi a seleção para o papel da princesa Leia e apresenta os bastidores da gravação Star Wars.

Nessa “segunda parte” do livro nós temos acesso as suas lembranças, desde como foi a escolha dos famosos coques laterais da princesa Organa, seu vício em brilho labial, até o seu caso com Harrison Ford – que interpretou o famoso contrabandista Han Solo. Basicamente ela relata o seu romance secreto, durante o primeiro filme, com Harrison.

Memórias da Princesa - Os diários de Carrie Fisher

Há também algumas páginas de seus diários,  escritos durante as gravações, que  relatam sobre como ela se sentia sobre essa relação com Harrison – que era casado na época e o quanto ela o amava e isso não era tão recíproco quanto gostaria. Até então não sabia desse caso. Na verdade não sabia muito sobre a vida da atriz até ler o livro.

O final é reservado por Carrie para falar sobre o sucesso do filme, como foi virar uma celebridade tão rápido, como ela lidou quando descobriu que foi sex symbol, e também sobre algumas situações com fãs e seus depoimentos sobre a importância de Star Wars para eles.

Memórias da Princesa - Os diários de Carrie Fisher

A cada página, fui me sentindo mais próxima de Fisher e pude conhecer a atriz como ela realmente era. Nunca tinha parado para saber sobre a sua vida, mesmo gostando muito de Star Wars. Acho incrível a história toda, mas não sou do tipo que para para saber muito sobre a vida dos atores.

Ao terminar parecia que tinha acabado de conversar com uma amiga que estava me contando detalhes e acontecimentos de sua vida. Pude conhecer Carrie Fisher como ela realmente era, bem diferente daquele estereótipo mocinha certinha, e achei isso demais.

Memórias da Princesa - Os diários de Carrie Fisher

Além de partes dos seus diários – que já mencionei – há também algumas fotos da atriz, inclusive algumas dos bastidores do filme. E nas considerações finais ela fala, mesmo que de um jeito breve, sobre seu relacionamento com a personagem que interpretou e que a marcou eternamente, sobre quem ela seria se não fosse a Princesa Leia Organa.

 

Leia também:

Resenha: Histórias de Hogwarts – Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos (J.K. Rowling)

Lançamentos Literários de Junho/2017

 

Posts Relacionados:

Resenha: Academia Jedi (Jeffrey Brown)

 

Informações do livro:

Autora: Carrie Fisher

Editora: Best Sellers

ISBN: 978-85-4650-018-5

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *