Bloco do Caos Coalizão dos indesejados

Bloco do Caos marca sua história com Coalizão dos Indesejados

O que separa uma banda independente do mainstream? Para o Bloco do Caos, e para diversas outras bandas, seja do rock, pop ou reggae, essa é uma pergunta difícil de responder. Até porque, conforme mencionado por Ale Casarotto, vocalista do Bloco, o sucesso é muito relativo. Ele pode vir de repente, com uma música, com um clipe, ou, neste caso, com um CD, o Coalizão dos Indesejados.

Esse é o nome dado ao novo álbum do Bloco do Caos, que foi muito bem lançado nas principais plataformas digitais, e que já bagunçou, positivamente, alguns dos ritmos musicais aos quais está relacionado. No Spotify, por exemplo, no dia seguinte ao lançamento, o CD apareceu na playlist “Nação Reggae”, que é a principal do gênero no APP, e que tem nomes consagradíssimos, como Natiruts, Planta e Raiz, Cidade Negra, Maneva, dentre outros.

Produção de Coalizão dos Indesejados

Tudo que a banda está conquistando com o novo CD, no entanto, é apenas um reflexo digno do trabalho que Ale Casarotto, Guilherme Ito (o Japa), Well Souza, Andrew Lee e Cidão Formigão realizaram junto com o produtor musical Rodrigo Castanho, dentre outros.

Ao todo, foi mais de um ano (com algumas pausas) de dedicação, preparo e produção do Coalizão dos Indesejados. Inclusive, na primeira entrevista do Bloco do Caos para o E.T.C. o novo álbum já estava, cuidadosamente, sendo planejado.

“No processo de produção foram feitas cerca de 40 letras. Dessas, fizemos 28 músicas e fomos lapidando. Gravamos 18 e depois sentamos com o Rodrigo e escolhemos as 12 músicas que compõem o álbum”, explica Ale.

Coalizão dos Indesejados, entrevista com a banda Bloco do Caos
Ale Casarotto, vocalista da banda Bloco do Caos

Mistura de ritmos

Se na época da primeira entrevista do bloco para o E.T.C. o CD estava mais próximo do sonho, hoje ele já é uma realidade incrível e carrega a mais pura identidade dessa banda que se chama de caos.

“O segredo do Bloco está na mistura de ritmos. E no processo de gravação do Coalizão, como vimos que as combinações estavam dando certo, decidimos reunir muitos estilos brasileiros”, diz Well.

Segundo os integrantes, o grande destaque é, de fato, o samba. Mas, ao escutar faixa por faixa é possível notar a presença de eletrônico, maracatu, ska, rock e até mesmo do bolero, uma grande surpresa para os fãs e para a própria banda, que não se limitou e deixou as ideias tomarem conta desse novo trabalho, da melhor forma possível.

E para completar, o Coalizão dos Indesejados conta também com três ótimas parcerias: Tato Cruz, do Falamansa, Vitor Isensee, do Braza, e Guilherme Porto, do Fatho.

Música de destaque

Mesmo com o recente lançamento, já existem algumas músicas do novo CD que se destacam. A principal delas é “Heróis de Bronze”, que entrou na playlist do Spotify, com 40 mil plays em apenas um mês.

Tudo isso, de acordo com os integrantes da banda, aconteceu sem nenhum tipo de investimento em anúncios, o que só reafirma a qualidade e o potencial do trabalho que foi feito por eles.

Anexos do CD (Vem novidade aí!)

Ainda falando da música de mais sucesso, até então, a banda revelou que “Heróis de Bronze” foi a escolhida para ganhar o primeiro clipe oficial desse novo trabalho.

Mas além dessa, há ainda o plano de trabalhar outras quatro músicas do CD, com direito a videoclipes. E uma delas, já garantida, é a “21 gramas”, que segundo Well, será produzida respeitando todo o contexto da letra.

Na entrevista, a banda revelou ainda que vem uma grande novidade por aí. Originalmente o Coalizão dos Indesejados teria 13 músicas. Porém, uma delas foi retirada do álbum para ser lançada, em 2018, como single!

Fica então a vontade de conferir mais uma incrível produção, que terá participação especial, ainda não revelada pelo Bloco.

Produção de conteúdo

Outra grande novidade é que a banda começou a produzir conteúdo audiovisual, que está totalmente ligado ao CD Coalizão dos Indesejados, e que está sendo publicado semanalmente no Facebook do Bloco do Caos.

Essa ação, que aproxima ainda mais a bando do público, conta a história e o processo de gravação de cada uma das faixas presentes no novo álbum. “A ideia veio para mostrar bem o estilo e toda a energia que o Bloco tem”, comenta Ale.

E para você matar a curiosidade, veja a seguir o que já foi disponibilizado:

  1. 21 gramas
  2. Servir e proteger
  3. Heróis de bronze
  4. Esperando por ti
  5. Canhão de paz
  6. Homem de bem
  7. Inimigo do tempo
  8. Bushidô

Passo para o sucesso

Para quem acompanha a banda, a evolução dela é nítida. E mesmo com tão pouco tempo de lançamento, já é possível dizer que o álbum Coalizão dos Indesejados marcou a história do Bloco, contribuiu com o crescimento profissional de cada um dos integrantes e chegou, de fato, para causar!

Essa percepção está na reação dos fãs, no alcance das músicas nas redes sociais e até mesmo no tratamento que a banda tem recebido de outros grupos musicais, principalmente do reggae, que tem dado não apenas apoio, mas tem também reconhecido e até mostrado o trabalho que o Bloco fez.

Para bandas independentes, nem sempre os resultados são tão palpáveis e visíveis como estão sendo nesse caso. Portanto, a conquista já está feita. Se o Bloco do Caos ainda não alcançou o mainstream, provavelmente, com o lançamento de Coalizão dos Indesejados, deu um grande passo em direção a ele.

Confira o CD completo no Youtube:

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *