Espetáculo circense Chorinho de uma roda só Rafael de Barros

Arte: O espetáculo circense abrindo espaço para a reflexão do ser

O espetáculo circense  “Chorinho de uma roda só”, dirigido e atuado pelo artista Rafael de Barros, inicia turnê no Brasil nas estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A primeira apresentação ocorre no dia 31 de maio na estação Carapicuíba. Logo após passa pelas estações Celso Daniel-Santo André, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha, Osasco, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé e Luz – onde encerrará a turnê nacional.

Rafael de Barros é pesquisador, ator, diretor, palhaço, músico e contador de histórias formado em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), além de ser reconhecido no meio circense como um dos maiores talentos do circo contemporâneo. Seu roteiro para “Chorinho de uma roda só” traz a ideia de ressignificação do espaço público, não só como espaço de passagem mas também de convivência; e onde se desenvolve toda a trajetória do palhaço.

Na cena, um palhaço carregador de bagagens está caminhando por ali com as únicas coisas que tem na vida: Uma carroça com alguns objetos e seu instrumento musical – um banjo cavaco. Logo chama a atenção por derrubar seus pertences no chão, instante em que abre-se um diálogo para falar sobre a empatia, a ajuda.

Segundo Rafael “o carregador de bagagens está nas estações, nesse lugar de passagem. É onde  trafegam questões como pertencimento, autonomia, ajuda coletiva e onde também, acredito, está uma classe social que, muitas vezes por necessidade, assim como o personagem, aprende com maestria a converter dificuldades em novas possibilidades.”

Confira abaixo as informações de data, local e horários e vá curtir essa dica linda!

Espetáculo circense
Divulgação/Ariane Artioli

Serviço

Chorinho de uma roda só

20 minutos. Classificação: Livre. Grátis.

Todas as apresentações acontecem às 16h.

31/5 (quarta) – Estação Carapicuíba (à esquerda do saguão).

1/6 (quinta) – Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (na calçada).

2/6 (sexta) – Estação Mogi das Cruzes (na calçada).

5/6 (segunda) – Estação Franco da Rocha (embaixo do mezanino).

6/6 (terça) – Estação Osasco (no mezanino, lado calçadão).

7/6 (quarta) – Estação Palmeiras-Barra Funda (no fundo do mezanino).

8/6 (quinta) – Estação Tatuapé (no fundo do mezanino).

9/6 (sexta) – Estação da Luz (no saguão principal, em frente à Praça da Luz).

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *