Banda NDK

Amplifica 2017: Sesc Jundiaí promove festival com (e para) bandas independentes

O festival de bandas independentes, contará com a banda NDK no dia de abertura e a banda garante surpresas para o show

O Sesc Jundiaí se prepara para um grande evento que levará conhecimento e música para artistas e para todos os interessados em música ou em curtir um som. O festival Amplifica, idealizado pelo produtor cultural Jota Wagner, acontecerá entre os dias 2 e 11 de junho e tem como objetivo unir as bandas independentes da cidade em um só lugar, com boa estrutura e a ingressos gratuitos, para shows e ainda propor que os próprios músicos em conjunto com o público, adquiram conhecimentos específicos do cenário através de palestras com grandes profissionais da música.

“O objetivo é aproximar a produção musical da cidade com a população de Jundiaí já que a cidade tem uma história longa de bandas autorais e independentes, mas que sempre atuaram num circuito muito restrito em pequenos bares ou festas de rua. Em uma reunião que tive com o Sesc, tocamos nesse ponto da necessidade de organizar esse movimento como um todo”, explica Jota Wagner, idealizador do evento.

A ideia do festival de bandas independes está sendo orquestrado desde agosto do ano passado e, quem sabe, pode ser o primeiro passo para mais shows, palestras e atividades. “A ideia é ver como vai ser a resposta desse festival, fazer mais festivais aqui em Jundiaí e quem sabe abrir para outros Sesc em São Paulo”, diz.

Shows

Preparando-se para lançar um novo EP nos próximos meses, a banda NDK garantiu algumas surpresas bacanas para o show deles que acontecerá no dia 2 às 20h30. “Estamos muito felizes em participar do Amplifica e poder fazer um show com entrada gratuita e estrutura digna pro Jundiaiense! Podemos adiantar que teremos participações especiais do reggae e do rap, vamos cantar o atual disco NDK e, quem sabe, dar uma palhinha de algo novo”, diz Henrique Roncoletta, vocalista da banda.

Além deles, o Amplifica contará com as bandas Sound Food Gang, Quarto de Badulaques, Corrosivo 420, Infante (tem vídeo do Nova Versão com música deles, confira aqui), Fistt, Gasoline Special e Burt Reynolds. Todos os shows vão rolar no ginásio do Sesc e tem estrutura para 1.000 pessoas.

Palestras

Outro viés do festival é trabalhar conhecimento para as pessoas que são interessadas em fazer da música um negócio e para as bandas já existentes na cidade, a conseguirem ver melhor como funciona o mercado musical e como tralhar com isso. “É possível gerenciar carreira enquanto artista, sem se preocupar com gravadoras ou estar na TV. Mas para isso você tem que se informar e tem que se auto gerenciar e entender a sua banda como um produto de valor artístico mesmo e saber trabalhar com isso. São essas informações que queremos passar para o público”, completa Jota.

As palestras no festival serão realizadas no Espaço de Tecnologia e Artes, que tem espaço para até 30 participantes, portanto, chegue cedo para garantir o seu lugar. Confira quais serão as palestras ministradas no evento:

Comunicação Entre Artista e Mídia – Ricardo Alexandre, crítico musical, locutor e músico. Além de diretor do documentário “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”.

Auto Gerenciamento de Carreira Artística – Gabriel Thomaz, vocalista e guitarrista da banda Autoramas, cuja trajetória é toda embasada na cena independente.

Empreendedorismo: Das Gravadoras Independentes aos Grandes Festivais – Léo Bigode, CEO da gravadora Monstro Discos e fundador do Goiânia Noise Festival, um dos mais importantes do país.

Passado, Presente e Futuro da Música Independente – Pena Schmidt, produtor musical, foi diretor e executivo em gravadoras como a Warner Music, ex-presidente de Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e proprietária da produtora musical StageBrainz.

Cinema

Sessões de cinema serão oferecidas também, mas com tudo voltado para o munda da música. Os documentários “Botinada”, “Música de trabalho”, “Time will burn” e “Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94” serão apresentados nos dias 6 e 8 no teatro do Sesc, que contém capacidade para 300 pessoas.

Segue mais informações dos docs que estarão disponíveis:

Botinada (2010 – 110 min) –  Trata sobre a formação da cena punk no Brasil. Trailer

Música de Trabalho (2003 – 75 min). Por Daniel Dias, o documentário fala sobre as dificuldades do universo independente na música. Trailer

Time Will Burn (2016 – 80 min) Direção de Marko Panayotis e Otavio Sousa. Filme retrata a cena do rock underground dos anos 90. Trailer

Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94 (2015 – 110 min). Direção de Ricardo Alexandre fala sobre as bandas da década de 90, o conceito de que tudo podia na música e a criação de um selo para bandas independentes. Trailer

A programação completa do festival você pode conferir aqui.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *