Conheça todos os detalhes da Japan House

Sejam Bem-Vindos à Japan House

Não, a Paulista nunca esteve, não está, e jamais estará completa. Mesmo com tantos pontos já famosos, e uma diversidade sem igual, ainda há muito espaço na avenida que é símbolo da capital paulista. Tanto há, que ela acolheu carinhosamente a cultura japonesa, por meio da recém-inaugurada Japan House.

No local, e como não poderia deixar de ser, a modernidade impera. Sua arquitetura, porém, tem ar mais intimista, que se destaca em meio aos imponentes prédios paulistanos, convidando e intrigando quem passa na rua. Afinal, o que é isso aqui? A resposta, leitor, é simples: o Japão vive no coração dos brasileiros, e a Japan House é um pedacinho desse admirável país, em pleno coração de São Paulo.

Por dentro da Japan House

Japan House também tem livraria
Livraria da Japan House, ao lado da cafeteria

No seu interior, a Japan House abriga toda a calmaria, sabedoria e minuciosidade do povo e nação que homenageia. A minuciosidade, aliás, pode ser vista até nas paredes e tetos, que são forrados com uma espécie, aparentemente, de papel, que fazem muitos se perguntarem: “É da estrutura ou é arte?” É da casa, feito para durar e ficar. Mas não deixa de ser arte!

Ao todo, são dois andares de casa. Cada um deles com cômodos bem interessantes, que agradam aqueles que gostam de arte, de compras, mas também de boa gastronomia.

No térreo, por exemplo, há o sótão externo, o salão multiuso, onde são expostas algumas obras, além de um espaço para café ou compra de produtos japoneses. Há doces, utensílios e muitos e muitos livros. Subindo um andar, chega-se às salas de seminários e há mais um stand com produtos. Porém, a grande atração na Japan House encontra-se no terceiro andar.

Lá está um restaurante, japonês obviamente, e uma galeria de arte, onde acontecem e se concentram as exposições recebidas e produzidas pela Japan House, que fortalecem ainda mais a ligação entre Brasil e Japão.

Primeira exposição na Japan House

Uma das obras expostas na Japan House
Detalhes de uma das obras da exposição Bambu – Histórias de um Japão

Para marcar a estreia, a Japan House apresenta uma exposição sobre algo muito familiar aos brasileiros, mas extremamente bem utilizado pelos japoneses: “Bambu – História de um Japão”.

Com esse tema, o visitante tem uma verdadeira imersão no assunto, conhecendo histórias e lendas relacionadas à planta, além de toda a incrível utilidade que os japoneses dão a ela. É possível ver belos e surpreendentes utensílios feitos de bambu, como vaso, diferentes modelos de cestos e até colar, além de verdadeiras obras de arte, que tiram o fôlego de qualquer um.

Aliás, falando em obras de arte de impacto, as principais da exposição estão todas no segundo andar. Lá é possível ver a “Connection” (Conexão), de Chikuunsai IV Tanabe, que é uma imensa árvore, cuja raiz, tronco e pomar, são feitos apenas de bambu, sem nenhuma cola. Ao todo, são 5 mil tiras da planta, que simbolizam o entrelaçar das vidas.

Veja os detalhes da obra Connection na Japan House
Obra “Connection”, um dos destaques da exposição sobre bambu

“Por mais diversas que sejam as pessoas – como nos contrastes entre a cultura brasileira e japonesa -, os encontros são capazes de gerar e circular energia”, diz a descrição da obra.

Com esse mesmo sentimento belo de união, há também a “Ponte em círculo”, feita por Shigeo Kawashima. Nela, há realmente a ligação entre dois pontos que é proporcionada por pontes. Mas mais do que isso, há a intenção do autor, que a produziu ali mesmo, na Japan House, com bambu brasileiro, de representar a relação entre Brasil e Japão como um “anel brilhante e viçoso”, mas também como um “arco-íris depois da chuva”.

Obra Ponte em Círculo, feita em bambu, na Japan House
Obra “Ponte em Círculo”, feita in loco

Curiosidades da casa do Japão

1. Como toda casa, a Japan House também tem banheiro. Porém, nesse caso, ele é um verdadeiro destaque e, talvez, o lugar da casa que mais remeta à modernidade japonesa. Isso porque, os vasos sanitários contém jato de ducha higiênica, que pode ser ajustada na direção, pressão e em diferentes modos de lavagem, além de secagem com temperatura controlável. Para quem nunca foi ao Japão, isso tudo é, no mínimo, único e curioso!

2. A Japan House é uma iniciativa do governo japonês, que escolheu apenas três pontos na Terra para cria-la e difundir a cultura milenar japonesa, como também toda a sua visão futurista.

3. Além de São Paulo, os outros dois lugares escolhidos para abrigar a Japan House foram Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos EUA.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quer visitar?

Caso queira conhecer esse novo centro cultural de São Paulo, saiba que a Japan House está localizada na Av. Paulista, nº 52, Metrô Brigadeiro – São Paulo.

Seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Além disso, vale mencionar que a casa tem entrada totalmente gratuita e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida!

E se quiser conhecer outros lugares turísticos de São Paulo, continue navegando em nosso site e veja ótimas indicações no Seja + Turista!

Post Author: Thais Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *