mandala artes plasticas

Artes plásticas e energias : As inspirações através das questões

A artista Andréa Tolaini, de 32 anos, descobriu nas artes plásticas uma forma de gostar do que faz, se sentir plena fazendo isso e ainda ganhar dinheiro. Publicitária por formação, não se sentia realizada em seu emprego e foi em busca de si mesma. Depois de uma temporada em Londres conhecendo um pouco de tudo que podia lhe interessar, foi nos braços de uma já conhecida forma de expressão – a mãe de Andréa, Maria Inês Tolaini, é também artista plástica- a arte, que ela se encontrou.

Ao retornar ao Brasil, montou um pequeno ateliê, o primeiro, em São Paulo, e começou a produzir lindas mandalas, que ela deixa claro não ser só um objeto para decorar o ambiente. “Não é só decoração. As mandalas, além de serem um símbolo lindo, possuem um grande valor energético, que envolve uma troca intensa de histórias, amizades verdadeiras e relações profundas. Quando a pintura fica pronta é inevitável a surpresa e emoção das pessoas ao se verem de uma forma que nunca imaginaram enxergar. A partir disso, entendem aspectos pessoais de uma forma menos racional e mais sutil”, diz Andréa.

Além das mandalas, a artista cria desenhos incríveis usando plantas secas e arrisca outros elementos para compor sua pintura. A inspiração para ousar com as folhagens veio do fim de um relacionamento frustrado: “A dor de uma relação que terminou de forma ruim e tirou muito de mim, me jogou para processar essa morte, de forma simbólica, dentro do meu trabalho. Esse momento foi extremamente importante porque, há tempos, eu tinha vontade de utilizar plantas dentro das minhas expressões. Encontrei, na hora certa, o caminho para iniciar essa frente artística.”

Andréa afirma que toda inspiração para o seu trabalho vem da fluidez da vida. Seus desenhos, a inserção de plantas e as mandalas falam sobre os processos de vida, morte e renascimento. Uma bela maneira de enfrentar a vida e transpor suas questões na arte.

Artista-andrea-tolaini-artes-plasticas-mandala
Andréa Tolaini Foto: Divulgação

Conheça mais do trabalho de artes plásticas da artista

Se quiser saber mais sobre as criações dela, a série de três mini web-docs produzidos pela Dox Conteúdo mostra três diferentes tipos de seu trabalho. E no site Como eu trabalho ela contou um pouco mais sobre seu processo. Confira.

1. Desenhar

2. Experimentar

3. Mandalas

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *