Festival Path

Atividades musicais do Path inspiram profissionais da área

Fomos acompanhar parte das palestras relacionadas ao mundo da música no Festival Path e separamos dois destaques aqui

O Festival Path aconteceu no último final de semana (6 e 7 de maio) e reuniu grandes palestrantes dos mais diversos setores para falar e debater nas salas espalhadas pelo Tomie Ohtake. Também tiveram atividades na Cultura Inglesa, Centro Cultural Rio Verde, Museu A Casa e na FNAC. Mas, além de todas as palestras voltadas para tecnologia, empreendedorismo, que nos permitem refletir e aumentar nossa criatividade, tiveram diversas palestras voltadas à área da música. E é dessas que vamos falar agora.

A primeira palestra do festival com o tema foi sobre a “Criação de um artista”, ministrada por quatro profissionais que não deixam a desejar em seu currículo. No bate papo, Rafael Rossatto (Agência de música), Rafael Farah (Balaclava Records), Herbet Mota (Kal911) e Tulio Brasil (Sony Music), fizeram uma breve introdução sobre suas carreiras e suas experiências na área de música que acabaram por nos ensinar questões relacionadas à imagem do artista e como isso pode ser trabalhado, o contato certo de um artista com produtores, como foi caso dado por Rafael Rossatto sobre o cantor Rubel que possui contrato com a Agência de Música – que atua no modelo 360.

Outro ponto que foi tocado é com relação às redes sociais e como o artista se comunica nela. Um exemplo de case de sucesso foi o da Anitta que sempre se comunica com os fãs e que, claro, além de fazer isso muito bem e de forma natural, também gerencia e está a par de cada passo do trabalho que está ligado à sua carreira.

Além disso, ficou claro que artistas não se cria – como foi dito por eles no palco do Tomie Ohtake – mas o trabalho dos profissionais tanto dos produtores, assessores de imagem, gravadora e até de quem trabalha para alavancar as redes sociais dos artistas, é melhorar o que já está ali, sem nunca limitar o artista ou podá-lo de acordo com o que não está em sua essência.

Outra palestra muito interessante que conseguimos assistir foi a “Do backstage aos palcos” que aconteceu no domingo (7) com Veronica Pessoa (Pessoa Produtora), Gabriel Ramos (FLOW CREATIVE CORE) e Carlo Bruno Montalvão (Brain Productions Booking). Os três produtores falaram sobre como é o trabalho agitado de um produtor na realização de eventos musicais. A rotina agitada, a organização pessoal necessária de um produtor para que tudo ocorra bem, a ideia de ser invisível, mas ao tempo estar atento a tudo que acontece no evento, para fins de controle, anteceder problemas e aprendizado.

Além disso, eles sanaram algumas dúvidas de quem estava presente com relação a como entrar na área, tendo em vista que cursos para trabalhar nessa área são praticamente inexistentes e que todo o aprendizado maior e a experiência necessária para começar, é realmente conquistada na prática.

Outro ponto no qual eles tocaram, foi o relacionamento do produtor com o artista e como equilibrar a ética e o compromisso com a verdade com uma postura de tranquilidade para não abalar o cantor ou a banda antes de entrar(em) no palco. A postura do profissional, sua organização desde o começo do dia com o transporte dos artistas para o local do show, até a volta para casa/hotel para “guardar o artista”, nas palavras de Gabriel Ramos, é o que vai demonstrar um bom trabalho no resultado final do dia.

Além dessas duas também assistimos às palestras sobre o “Futuro dos festivais” com os criadores do Projeto Pulso, que apontaram diversos festivais que você provavelmente não conhece. Vimos também outras do cenário musical e do Youtube que trataram sobre marca e influenciadores, e que trouxeram insights que podem ser aplicados ao negócio tanto em comunicação como em outros segmentos.

O Path é um festival que realmente expande a mente daqueles que se propõem a conhecer coisas diferentes as de sua área, traz a oportunidade de networking preciosos e trazem lições que podem ser levadas tanto para o negócio quanto para a vida pessoal. A próxima edição acontece no ano que vem entre os meses de abril e maio (ainda a ser confirmado).

Dicas dadas no Festival Path que precisam ser levadas em conta a partir do que vimos

1 – O artista além de se preocupar com a qualidade de seu trabalho, deve se manter ativo e visto. Conhecer novos lugares, ir a eventos, conhecer novas pessoas, novas bandas, novos artistas; é essencial;

2 – Trabalhar bem sua imagem como artista nas redes sociais e buscar ser verdadeiro com quem você realmente é;

3 – Pensar em como se comunicar com o seu público;

4 – Se atentar aos aspectos da sua carreira;

5– Quando entrar em contato com agência, gravadora, etc, ser objetivo e apontar os resultados que já foram conquistados com sua música;

6 – Interessados em produção, permitam-se trabalhar em eventos de bandas que conhecem, se voluntarie para novas experiências e tente sugar conhecimento a cada minuto da experiência;

7 –  Quem quer ser produtor em shows e eventos, trabalhar organização, pontualidade e procurar aprender ao máximo em eventos;

8 – Produtores devem trabalhar sempre com a verdade com os artistas, mas também com cuidado para não desestruturá-lo;

9 – Estar atento a tudo e captar aprendizado em todos os lados possíveis;

Caso queira ver todas as atrações do festival, acesse nossa matéria sobre tudo o que poderia ser visto lá e já se prepare para a próxima edição.

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *