banda de mpb Netvno E.T.C. Mag

Entrevista: Conheça a MPB cheia de ritmos da banda Netvno

Conversamos com a banda de MPB, Netvno, sobre sua música e sobre o lançamento do EP “Primeira Estação” que vai te conquistar em 3,2,1…

A banda Netvno é daquelas que têm absolutamente tudo para dar certo: músicas bonitas, cheias de personalidade e com aquele toque de violão quase que aveludado que bate recorde em fazer as pessoas se apaixonarem por segundo. Aglaia (vocal), Fred Negrini (guitarra), Diego Morais (guitarra), Murilo Gonçalves (bateria) e Bruno Castro (baixo); formam a banda que mistura reggae, jazz, bossa nova, samba e o pop à sua MPB.

A formação começou a se criar em 2013, mas foi em 2015 que Aglaia se juntou para entregar ao projeto sua voz doce e quando, também, começou a descobrir o quanto se sente bem subindo em um palco. “O Diego postou no Facebook que estava procurando cantores para cantar na Netvno, uma amiga me marcou e eu fui ver. Ele me mostrou a primeira música que eles tinham que era “Janeiro”, eu cantei, adorei a música e estamos aqui”, diz Aglaia sobre como entrou na banda.

Como banda profissional, a Netvno é a primeira para todos e até por conta disso que ela é tão especial para eles – algo que fica transparente escutando as músicas e assistindo os vídeos. Mas, todo mundo tem uma história antes de conhecer o amor da sua vida, e não foi diferente com vários dos integrantes. Murilo, por exemplo, é a primeira vez tocando em uma banda como baterista, já que tocava antes como guitarrista. Fred e Bruno também já tiveram projetos anteriores. Os únicos estreantes em bandas mesmo, são Aglaia e Diego.

E falando na Aglaia, ela teve que superar a sua timidez para conseguir se deixar levar pela música, que sempre fez parte de sua vida por conta da influência de sua família, já que sua mãe também canta e toca. Ela nos conta que acredita que seu sorriso – que termina por dar o toque final à beleza da banda – é um resquício de sua timidez, já que antes só se sentia a vontade para cantar em karaokês em festas de família.

“Depois que entrei na faculdade, ganhei um violão da minha mãe e comecei a cantar e tocar. Com isso, fiquei mais desinibida, comecei a gravar vídeos e postar na internet, o que me ajudou bastante porque eu via os feedbacks positivos e me sentia mais segura. Estar num projeto profissional, cantando, é algo que eu nunca imaginei que fosse acontecer comigo, mas estou amando! Sinto quase que me superando subindo num palco e cantando pra um público. Embora muito nervosa ainda, me sinto muito contente em cima de um palco, é algo que me realiza!”, diz Aglaia.

banda de mpb Netvno
Foto: Danilo Daher

Netvno não é somente o nome que se dá à música deles tão singular, como também é o planeta dono de um significado muito forte para eles. Sua simbologia trata das experiências espirituais e do ato de transcender, sair da individualidade, a fim de experimentar as sensações e, como eles próprios dizem, está muito ligada à sensibilidade musical que é como cada um se vê vivenciando a música.

EP Primeira Estação

E é com esse nome cheio de profundos significados para a banda, que eles lançaram o primeiro EP “Primeira estação” com quatro músicas que foram pré lançadas no Tabla Sessions (vídeos no YouTube com performance acústica de cada música).

Como o pontapé inicial, “Janeiro” é cantada em português e inglês e é a música perfeita para marcar o início efetivo desses cinco músicos de Araraquara (SP) juntos. “Essa foi a primeira música que escrevi e fiz a parte em português para depois de mais um ano escrever a letra em inglês. Ambas as partes tratam do mesmo tema [fim de um relacionamento], mas de maneiras diferentes. Achei isso interessante até a nível de experiência pessoal ver minha mudança de acordo com o mesmo tema depois um certo tempo e contrastar isso usando idiomas diferentes para retratá-los na faixa”, diz Diego.

As influências da banda são variadas e cada um dos integrantes trouxe um pouco de si e de seus gostos para a composição do todo. Murilo nos explica – mesmo achando os termos usados um pouco limitados – que ele e Aglaia escutam mais músicas que estão no mainstream, enquanto que os outros são mais influenciados pela cena underground. 

Já com relação à bandas e artistas brasileiros, ele diz que a nova MPB que está surgindo nos quatro cantos do Brasil com novos nomes e com artistas inovadores em cada região, com certeza acabam influenciando eles, mas completa que “o que mais tem pegado a gente agora é essa cena local, do interior, com a Liniker, Ekena, Tássia Reis, Aeromoças e Tenistas Russas… E não é necessariamente sonora a nossa influência, mas de um envolvimento com a música, de levar a música para um lado mais profissional. É mais nesse sentido que temos sido influenciados”.

Planos futuros

Com relação aos planos, a banda se mantém em mistério. “Temos algumas surpresas preparadas para breve, mas não queremos revelar nada ainda”, disse Fred. Já a agenda de shows, está aberta e todos os interessados em contratar a banda, podem entrar em contato com eles diretamente no email.

Para acompanhar essa banda de Araraquara que só fará crescer, é seguir eles no Facebook e no Instagram. Deixamos aqui a nossa preferida do EP em versão acústica. Encante-se!

Post Author: Bruna de Oliveira

0 thoughts on “Entrevista: Conheça a MPB cheia de ritmos da banda Netvno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *