Agenda cultural da semana

Já sabe que quinta-feira é dia de agenda cultural aqui no ETC, separamos eventos bem legais que acontecem nessa última semana de março e primeira semana de abril. Tem cinema, exposição, shows, e da para escolher entre atrações gratuitas e aquelas que melhor cabem no seu bolso. Confira:

Quinta-feira, 30 de março

Mostra: Breves e Inéditos

A mostra “Breves e Inéditos”, em exibição desde o dia 11 de março no Centro Cultural São Paulo, se encerra nessa semana, no dia 02 de abril, faz um panorama retrospectivo de alguns dos melhores filmes lançados em 2016 e que não tiveram a devida chance de chegar ao público cinéfilo brasileiro. São filmes que tiveram um lançamento comercial nos cinemas extremamente restrito, em poucas salas ou por pouquíssimo tempo.

A programação com três sessões aos finais de semana e duas em dias de semana, reúne filmes que permanecem inéditos no Brasil, ou que foram lançados direto em DVD, Blu-ray ou Vídeo On Demand.

Às 18h30: O tesouro

o-tesouro.jpg

No filme francês de 2015, dirigido por Corneliu Porumboiu,  Costi leva uma vida tranquila e serena com sua esposa e seu filho. Porém, a calmaria é abalada quando Adrian, seu vizinho, afirma que há um tesouro escondido no quintal deles. Com a aprovação da esposa e o entusiasmo do filho, Costi se junta a Adrian na procura pelo tesouro e eles vivem uma série de acontecimentos inesperados.

Às 20h10: Autorretrato de uma filha obediente (Autoportretul Unei Fete Cuminti)

Autorretrato-de-uma-filha-obediente

Aos 30 anos de idade, Cristiana sempre teve uma vida correta. Ela prepara sua tese de doutorado e de vez em quando sai com duas amigas. É apaixonada por um homem casado e nutre um sonho: comprar um cachorro, um desejo de infância que nunca pôde concretizar. O filme romênio de 2015 tem a direção de Ana Lungu.

Local: Sala Lima Barreto, CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: Gratuito, a bilheteria será aberta uma hora antes do início da sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet. Cada pessoa poderá retirar um par.

Espetáculo: por+vir

por+vir -Cia de Danças de Diadema -foto de Silvia Machado -2b.jpg
Foto: Silvia Machado

Entre hoje (30) e domingo (2) a Caixa Cultural São Paulo apresenta o espetáculo “por+vir” com a Companhia de Danças de Diadema, a entrada é gratuita. E tem sessão inclusiva para os deficientes visuais com o recurso da audiodescrição ao vivo.

O espetáculo foi criado em 2015, para comemorar os 20 anos de atividades da Companhia, o enredo parte da experiência de reviver o antigo junto com o atual, parte da pluralidade do movimento. É uma homenagem aos grandes nomes que passaram pela Companhia: “uma festa em forma de movimento, onde cada coreógrafo colabora numa criação para os corpos do elenco da Companhia e sua ampla história e dramaturgia. Não há um tema linear, mas uma linha de movimentos envolvendo a trajetória artística pessoal de cada criador e suas facetas”, comenta Ana Bottosso diretora geral do espetáculo e da Companhia.

A sessão inclusiva para os deficientes visuais com o recurso da audiodescrição será realizada na sexta-feira, 31 de março.

Horário: 19h15

Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Sé

Ingressos: Gratuito.  Retirar a partir das 9h do dia do espetáculo (1 par por pessoa)

E para quem já possui alguma experiência em dança, os bailarinos da companhia ministram nos dias 31 de março e 1º de abril (sexta e sábado, das 15h às 17h) o workshop gratuito “Dança Contemporânea em Estudos de Múltiplos Estilos”. Para se inscrever é preciso ter mais de 14 anos, e enviar email para contato@ciadedancas.apbd.org.br com nome completo, número de RG e CPF, email, telefone, carta de interesse e breve currículo.

Show: Lu Vitti

lu-vitti.jpg

Hoje (30) às 21h a cantora Lu Vitti faz uma apresentação gratuita na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, dentro do projeto Quinta na Faixa .

Conhecida no underground paulistano a cantora e compositora lança seu primeiro álbum “Lu Vitti”, gravado em estúdio, com o tema amor em todas as suas nuances o repertório é formado por canções inéditas, autorais e clássicos revisitados com roupagem roqueira.

Horário: 21h

Local: Sala Adoniran Barbosa, CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: Gratuito.

Sexta-feira, 31 de março

Exposição: Castelo Rá- Tim-Bum no Memorial da América Latina

castelo-ra-tim-bum.jpg

A partir dessa sexta (31), o Memorial da América Latina abre as postas do Castelo Rá-Tim-Bum para você se encantar e voltar à infância.

Para quem conferiu a exposição que o MIS fez em 2014, o diferencial da mostra “Rá-Tim-Bum, O Castelo”, do Memorial em parceria com a TV Cultura, é que o público terá a chance de entrar num Castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade. O espaço reproduz com a maior fidelidade o lado externo, com direito a torre e bandeira tremulando, e também a cenografia nos ambientes no interior do Castelo.

A exposição é aberta das 9h às 20h, de terça-feira a sexta-feira, e das 9h às 22h aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos no valor de R$ 20, podem ser comprados na bilheteria especial do Espaço Gabo (portões 8 e 9) ou pelo site.

Local: Fundação Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Mais informações: (11) 3823-4600.

Exposições: “Moto Perpétuo” e “Aproximadamente 800cm3 de PLA”

Neste sábado (1), a partir das 11h, o Red Bull Station inaugura duas exposições: “Moto Perpétuo”, de Luisa Puterman, e “Aproximadamente 800cm3 de PLA”, mostra com curadoria de Gabriel Menotti. Na ocasião, além de uma exposição guiada pelos próprios artistas, os visitantes poderão assistir, às 18h30, a uma performance sonora de Luisa Puterman, criada exclusivamente para a obra apresentada.

A instalação imersiva de Luisa Puterman propõe um ambiente multissensorial de luz e som que remete às transformações urbanas que aconteceram ao longo da história. Com sonoridades que têm por base materiais sonoros como vidro, pedra e areia, a mostra convida o público a refletir sobre as dinâmicas dessas transformações relacionadas às práticas de construção antigas e contemporâneas.

Já a exposição curada por Gabriel Menotti faz referência ao volume total de plástico contido num carretel para impressão 3D, que foi exatamente a quantidade de material usada para imprimir cerca de 80 modelos tridimensionais enviados pelo público desde a abertura do chamado aberto para a mostra, na última semana de fevereiro. A ideia do curador é juntar todas as peças, que vão desde uma réplica da cabeça do presidente norteamericano Donald Trump a formas geométricas básicas, em uma espécie de “gabinete de curiosidades” feitas exclusivamente por computador.

Horário: a partir das 11h/ Visita guiada com os artistas às 15h/ Performance musical de Luisa Puterman às 18h30

Local: Red Bull Station — Praça da Bandeira, 137 – Centro

Ingressos: Gratuito.

Mostra: Breves e Inéditos

Às 18h: É apenas o fim do mundo (Juste La Fin Du Monde)

é-apenas-o-fim-do-mundo.jpg

No filme canadense de 2016, com direção de Xavier Dolan,  longe de casa há doze anos, o escritor Louis vai ao encontro da mãe, da irmã, do irmão e da cunhada para informá-los que irá morrer em breve. No entanto, o roteiro da curta reunião idealizado por Louis sai de seu controle assim que as mágoas, as memórias, as brigas e as lágrimas do passado ressurgem de maneira implacável.

Às 20h10: Na ventania

na-ventania

Na Estônia, durante a Segunda Guerra Mundial, Erna é uma estudante se filosofia mandada para um campo de trabalhos forçados junto com a filha, sendo separada do marido, que foi enviado a uma prisão. Sobrevivendo com muito pouco para se alimentar, ela tenta se comunicar com o ele por meio de cartas. A direção é de Martti Helde.

Local: Sala Lima Barreto, CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: Gratuito, a bilheteria será aberta uma hora antes do início da sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet. Cada pessoa poderá retirar um par.

Show: Nando Reis

Nando-Reis.jpg

O cantor Nando Reis se apresenta no palco do Citbank Hall com sua turnê do disco Jardim-Pomar.

Nando Reis e sua anda “Os Infernais” te esperam em dois shows, um na sexta (31) e outro no sábado (1), com um repertório recheado de canções que permeiam toda sua carreira como “Os Cegos do Castelo”, “All Star”, “Por Onde Andei” e “O Segundo Sol”, além de canções do novo álbum como “Só Posso Dizer (São Paulo)”, primeiro single do disco, “Inimitável”, “Quatro de Março”, “Infinito Oito”, entre outras.

A concepção do show foi toda montada, com muita simplicidade, para mostrar uma perspectiva completamente nova do cantor para o público. “Será um show muito pessoal que mostra além das músicas, muito das poesias do cantor. É um show para mostrar Nando Reis por inteiro”, conta Roger Velloso, diretor do show. O espaço cênico foi montado com transparências que se sobrepõem, imagens em movimento e um projeto de luz que cria um jogo entre as imagens, as músicas e a plateia. Durante o show, o público poderá ouvir sons pré-gravados (conversas, vozes, sons mecânicos, rotina, cotidiano, passos, poemas e bastidores) que dialogam com a performance de Nando e sua banda.

Horário: 22h

Local: Citibank Hall SP – Avenida das Nações Unidas, 17955, Santo Amaro

Ingressos: a partir de R$ 80. Disponível venda online.

Show: Maneva

Maneva.jpg

O Maneva, está completando 12 anos de carreira e para celebrar eles te esperam com um show repleto de surpresas e convidados especiais, é nessa sexta-feira, na Audio em São Paulo.

O show conta com participações especiais de Ana Gabriela, Rodrigo Piccolo (Mato Seco) e Adonai (Cidade Verde), e a banda promete uma apresentação recheada de surpresas no repertório.

Hits como “Saudades do Tempo”, “Pisando descalço”, “Daquele Jeito”, “O Destino não quis” e “Luz que me traz paz”, e músicas inéditas presentes novo dvd “Ao vivo em São Paulo” darão o tom do show, porém o Maneva promete apresentar canções que marcaram o inicio da carreira. “Faremos um show que contemple toda nossa carreira que sempre foi marcada pelo sentimento de inovar. E dessa vez não será diferente o público será presenteado com muitas surpresas e emoções no dia 31”, promete Tales de Polli, vocalista.

A abertura ficará por conta de Gabriel Elias, que apresenta seu álbum “Solar”, e Deko, que apresenta a turnê do álbum “Vou Rezar”.

Horário: 22h

Local: Audio – Av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca

Ingressos: Pista R$ 30 Mezanino R$65,00. Disponível venda online.

Sábado, 01 de abril

Mostra: Breves e Inéditos

O diretor do filme, Nicolás Avruj, tem suas origens familiares no judaísmo. No ano de 2000 ele morou por meses em Israel e também na Palestina. Com uma câmera ele registrava o dia a dia desses locais para, 15 anos depois, montar as filmagens e reviver sua viagem.

Às 17h40: Um dia difícil

umdiadificil

Voltando do enterro de sua mãe, Gun-su, detetive da polícia criminal, mata um homem em um acidente de carro. Para encobrir o caso, ele decide esconder o corpo do homem no caixão de sua mãe. Quando o fato ganha importância na polícia, seu parceiro é nomeado para fazer a investigação. Gun-su acompanha tudo, mas acaba sofrendo ameaças de uma testemunha do acidente. O filme de 2014 da Coreia do Sul é dirigido por Seong-Hoon Kim

Às 19h40: Meu rei (Mon roi)

meu-rei

Depois de um grave ferimento no joelho, Marie Antoinette Jézéquel, conhecida como Tony, se muda para o Sudoeste da França para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio Milevski, um homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos Tony consegue se recompor e aprende a se defender de seu marido. O filme francês de 2015 é dirigido por Maïwenn Le Besco.

Local: Sala Lima Barreto, CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: Gratuito, a bilheteria será aberta uma hora antes do início da sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet. Cada pessoa poderá retirar um par.

Show: Justin Bieber

justin-bieber

Atenção Beliebers! É primeiro de abril mas não é mentira, Justin Bieber chega em São Paulo para duas apresentações, no sábado (1) e no domingo (2) no palco do Allianz Parque.

É a terceira vez que o cantor canadense se apresenta no país, dessa vez com a Purpose Tour que traz hits como “What Do You Mean”, “Sorry”e “Love Yourself’”.

Horário: Sábado às 20h30 e Domingo às 20h

Local: Allianz Parque – Rua Turiassu, 1840, Perdizes

Ingressos: a partir de R$ 250,00. Disponível venda online.

Domingo, 02 de abril

Mostra: Breves e Inéditos

Às 15h30: Rua Cloverfield 10

rua-cloverfield-10

Uma jovem sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar e corre o risco de descobrir uma verdade muito mais perigosa do que seguir trancafiada no bunker. O filme de 2016 tem a direção de Dan Trachtenberg.

Às 17h40: Fogo no mar

fogo-no-mar

O documentário, de 2016, do diretor Gianfranco Rosi, captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. O local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa e virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

Às 19h40: O conto dos contos

o-conto-dos-contos

No reino de Longtrellis, o rei e a rainha vivem com uma frustração, já que não podem ter filhos. Em busca de uma solução, eles entram em contato com um mago, que oferece uma receita: é preciso capturar o coração de um monstro marinho e fazer com que uma virgem o cozinhe, sem que alguém esteja por perto. Entretanto, ele faz um alerta: toda vida criada exige uma perda, para que o equilíbrio seja mantido. Em outro país, um rei, guiado pelo desejo, está obcecado por uma mulher que viu pela janela, no alto de seu palácio, sem saber que ela na verdade é uma idosa. Em um terceiro país, um rei se surpreende com a descoberta de uma mosca que, alimentada por seu sangue, cresce cada vez mais. Quem dirige o filme italiano de 2015 Matteo Garrone.

Local: Sala Lima Barreto, CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Ingressos: Gratuito, a bilheteria será aberta uma hora antes do início da sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet. Cada pessoa poderá retirar um par.

Bom divertimento e até a próxima!

 

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *