Resenha: O Ano em que disse sim – Como dançar, ficar ao sol e ser sua própria pessoa (Shonda Rhimes)

O livro de hoje fez com que eu conhecesse, me sentisse próxima e até e me identificasse com a mulher maravilhosa que é Shonda Rhimes. A autora das séries Grey’s Anatomy e Scandal, produtora executiva de How To Get Away With Murder e agora do livro “O Ano em que disse Sim”.

Tudo começou durante a preparação do jantar de Ação de Graças enquanto Shonda comentava sobre os vários convites chiques que recebia, e sua irmã Delorse  a interrompe perguntando se ela ia fazer alguma dessas coisas, se iria aceitar algum desses convites. Ao responder que não pois era ocupada, mãe solteira e que precisava escrever suas séries, Delorse solta as seis palavras que vão mudar tudo:  Você nunca diz “sim” para nada.


Por ser uma pessoa introvertida, que tem ataques de pânico antes de qualquer entrevista, sempre dizia não. Depois desse episódio, depois de pensar muito sobre as seis palavras, ela decide falar “Sim” para tudo que lhe desse medo e que fosse fora da sua zona de conforto. Isso não é apenas para convites para entrevistas em programas de TV ou discursos em formaturas ou grande premiações, mas também sobre ela, sobre sua vida pessoal.

E então começam relatos de sua experiência, das consequências de dizer “sim”, de como ela gostou de passar por tudo que passou e como isso a mudou e a fez bem, de como abriu seus olhos e a transformou na Shonda que é hoje. Foram “sins” a entrevistas, a discursar para mais de dez mil alunos, a participações em programas de TV, a cuidar de sua saúde, a se amar, entre outros. A cada página lida mais eu queria saber como foi toda essa experiência, sobre o que aconteceu, sobre como ela lidou.

Não é um livro de autoajuda e ela não está nos dizendo o que devemos fazer, que passo devemos dar para ter uma vida melhor e ser feliz, pelo contrário, são apenas relatos seus e como deu a volta por cima e se tornou uma mulher completa e feliz. É algo encorajador! É como se fosse as seis palavras de Shonda para nós leitores que precisamos abrir nossos olhos, que precisamos refletir sobre quem somos e sobre nossas escolhas.

Um dos melhores relatos foi sobre o jantar da revista ELLE em homenagem às mulheres da TV, onde ela foi elogiada por ter mudado a representação das mulheres e de pessoas negras na TV. Sua reação foi igual a de todas as mulheres que também foram elogiadas, ela cobriu o rosto, não aguentou ouvir o quanto era incrível. Foi então que decidiu mudar isso, ela decidiu encarar suas realizações, aceitar que sim, ela é realmente é incrível! Não tem porque negar um elogio por algo que ela fez, que não foi algo que simplesmente caiu em seu colo e fez sucesso, o mérito é todo seu e ela passa a aceitar isso. Ela mostra que todas nós devemos aceitar isso.

É uma leitura leve, descontraída e divertida, senti como se estivesse lendo um e-mail de uma amiga contando sobre seu dia. É um livro que recomendo a todos, quem é fã das séries ou até mesmo quem nunca ouviu falar dessa pessoa maravilhosa. Me senti inspirada, podemos fazer sim o que achamos impossível.

Informações do livro:
ISBN: 978-85-7684-988-9
Autora: Shonda Rhimee
Editora: Best Seller

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *