Resenha: Aconteceu Naquele Verão (Stephanie Perkins)

A resenha de hoje é uma ótima dica para quem ama o verão e vai sentir saudade da estação mais quente do ano. Esse é mais um livro de vários autores e organizado por Stephanie Perkins, assim como o “O presente do meu grande amor“, que já resenhei para o E.T.C.

“Aconteceu naquele verão” é composto por doze histórias, cada uma feita por um autor diferente. Gosto dessa possibilidade de você poder começar o livro por onde quiser e poder escolher o conto que vai querer ler primeiro. Mas, também gostaria que as histórias se conectassem, assim como o livro “Deixe a Neve Cair” – John Green, Maureen Johnson e Lauren Miracle (que também já resenhei aqui), isso deixaria a leitura ainda mais gostosa.


Escolhi duas histórias para entrar em mais detalhes aqui. A primeira é da autora da série “Os Instrumentos mortais” e da trilogia – que faz parte do mesmo universo – “Os artifícios das trevas”, Cassandra Clare.

Nova Atração

A história é sobre Lulu Darke. Ela mora num parque de terror itinerante desde pequena e adora tudo naquele lugar, desde os Palhaços Malignos até Mephit – o demônio que é a “energia do parque”. Segundo a história todo parque de terror tem um demônio que é o coração de tudo, que é quem faz tudo funcionar.

Estava tudo tranquilo na vida de Lulu, até que seu pai a abandona e tudo começa a mudar. Seu tio Walter, que até o momento só era presente enviando dinheiro para ajudar em despesas, vai para o parque com seu enteado Lucas, o garoto com quem ela fica cada vez mais próxima.


Na visita, ele começa a fazer diversas mudanças no parque e leva outro demônio para o local, o que não agrada todo mundo, principalmente a Lulu. Ela e Lucas começam a desconfiar da boa intenção de seu tio e acabam descobrindo muito mais do que esperavam. Assim, eles vão fazer de tudo para fazer com que o parque volte ao que era e descobrem que tem algo a mais nessa amizade.

Mil maneiras de tudo dar errado

A segunda história que escolhi é da mesma autora de “A probabilidade estatística do amor a primeira vista” e “A geografia de nós dois”, Jennifer E. Smith. Livros que quero ler há um bom tempo, mas que ainda não consegui, infelizmente.

Essa história tem tudo para ser um daqueles romances de filmes que passam a tarde e que todo mundo sabe como é o começo, meio e fim. A garota que é apaixonada pelo garoto mais bonito da escola, mas que parece não ter nenhum interesse a mais do que amizade. Porém, aqui não é exatamente assim. E, além de não ser previsível, a história também traz um assunto importante, o autismo.

Annie trabalha em uma colônia de férias, esse ano terá que aprender a cuidar de Noah, um garoto autista. Ela terá que tentar envolver o garoto no maior número de atividades que puder, isso sem invadir o seu espaço e com muito cuidado.

Griffin, o garoto de quem ela gosta há um bom tempo, mas que parece ser meio indecifrável sobre o que sente, parece que só mantem ela na ‘friendzone’. E ela, agora disposta a finalmente tomar coragem e chamar ele para sair, acaba por ter um destino muito diferente do que ela imaginava naquele dia e é assim que entra “o primeiro motivo para tudo dar errado”.


Ao ir buscar Annie na colônia, depois de um imprevisto, Griffin passa a tarde toda ajudando ela a cuidar de Noah – e esse não era bem o tipo de programa que ela havia planejado. Para sua surpresa, o garoto que ela gosta – aquele que parece ser tão indiferente para tudo – consegue o que ela não conseguiu em dias. Brincar e ter um envolvimento com Noah.

Depois desse dia as coisas mudam um pouco para todos eles. E Annie passa a compreender um pouco mais sobre o autismo, assim como o garoto que conquistou seu coração.

Além desses dois, tem outras dez histórias diferentes que acontecem no verão. Um livro bem gostoso e leve de ler, para quem gosta de histórias curtas, que acontecem na mesma estação do ano, mas em cenários bem diferentes. Outra coisa que é maravilhosa é a capa. Nela podemos ver a ilustração de todos os personagens que aparecem no livro.

Outras histórias

Cabeça, Escamas, Língua, Cauda – Leigh Bardugo

O Fim do Amor – Nina Lacour 

O último suspiro do Cinemorte – Libba Bray

Prazer Doentio – Francesca Lia Block

Em noventa minutos, vá em direção a North – Stephanie Perkins

Lembranças – Tim Federle

Inércia – Verônica Roth

Amor é o último recurso – Jon Skovron

Boa sorte a Adeus – Brandy Colbert

O Mapa das pequenas coisas perfeitas – Lev Crossman

Espero, do fundo do meu coração, que tenha um livro sobre o outono e a primavera e que sejam tão lindinhos quando esse de verão e o primeiro que se passa no inverno.

Além desse, Stephanie também é autora de “Anna e o beijo francês”, “Lola e o garoto da casa ao lado”, e “Isla e o felizes para sempre”.

Recebi o livro pela caixinha do Turista Literário, é tipo um clube do livro que eu só sei qual é o livro quando ele chega em casa! Além do livro vem alguns mimos temáticos do escolhido da vez.

Clique aqui e leia um trecho do livro!

Informações do livro:

ISBN: 978-85-510-0-1158

Autores: Organização de Stephanie Perkins

Editora: Intrínseca

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *