Museu da Casa Brasileira oferece atividades gratuitas na calçada

O MCB convida o público a interagir com o principal tema do museu: a casa brasileira

Caminhando pela av. Brigadeiro Faria Lima na próxima semana é possível se deparar com atividades oferecidas pelo o Museu da Casa Brasileira ali mesmo na calçada. São quatro atividades gratuitas, de terça à sexta-feira, que levantam questões a partir de suas próprias memórias e experiências, relacionando suas vidas ao principal tema do museu: a casa brasileira.

O projeto idealizado pelo Educativo MCB começou em maio de 2016, tem o intuito de utilizar a calçada para uma atividade cultural, além de criar um vínculo entre público e o museu especializado em arquitetura e design, uma forma de convidar as pessoas a conhecerem mais o que o Museu da Casa Brasileira oferece.

As atividades

Na atividade ”A casa estampada”, a artista Mônica Schoenacker, fornece noções básicas de serigrafia aos participantes, que podem estampar imagens do acervo do MCB em panos de prato e levá-los para casa.

Em “A palavra e as coisas”, os educadores ficam na frente do Museu para transcrever, poeticamente, relatos dos participantes relacionados ao morar. O texto pode ser levado para casa.

Na quinta-feira, a ação “Desenho sua casa” traz a artista Helena Kuasne para desenhar a casa dos participantes a partir de uma descrição ou mesmo de uma fotografia. Uma cópia do trabalho é guardada no museu, para arquivo e documentação do projeto.

Uma das atividades mais populares é a ação “Objetos Circulantes”, que acontece na sexta-feira. Nela a proposta é emprestar ao público alguns utensílios domésticos selecionados pelos educadores. Depois de duas semanas, o participante devolve o objeto, e apresenta uma ou mais imagens que representem a situação de uso deste item dentro de sua casa. Assim, são mapeados os percursos e as possibilidades de uso de um mesmo objeto em diferentes contextos, e também se verifica, por registros fotográficos, o sentido que lhe é atribuído dentro de cada uma das casas.

Todas as atividades são elaboradas pelo Educativo MCB e voltadas a toda a família. Veja abaixo a programação das atividades:

Programação

A casa estampada, 21 de fevereiro (terça-feira) às13h
A palavra e as coisas, 22 de fevereiro (quarta-feira) às 10h30
Desenho sua casa, 23 de fevereiro (quinta-feira) às 10h30
Objetos circulantes, 24 de fevereiro (sexta-feira) às 10h30

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano
Mais informações: (11) 3032.3727

Post Author: E.T.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *