Dia Nacional do Quadrinho + Resenha: HQ Mônica Força (Bianca Pinheiro)

A minha indicação de hoje é em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional. A data passou a ser celebrada oficialmente em 30 de janeiro de 1984, mas a primeira história em quadrinhos a ser publicada aqui no Brasil foi “As Aventuras de Nhô-Quim”, produzida pelo cartunista Angelo Agostini também em ‪30 de janeiro‬, só que de 1869! Há 148 anos!

Outro cartunista que colaborou a trazer os quadrinhos, foi o Ziraldo, o criador do famoso “Menino Maluquinho”. Hoje em dia a HQ mais famosa nacionalmente é a “Turma da Mônica”, criada por Maurício de Souza e que conquistou a milhares de brasileiros – e não estou falando só das crianças.


9ª Arte

As histórias em quadrinhos fazem parte da lista que foi criada pelo crítico de cinema Ricciotto Canudo. Na verdade o crítico criou o “Manifesto das Setes Artes” no modernismo e ele classificou as artes da seguinte forma:

1ª Música (som)

2ª Dança/ Coreografia (movimento)

3ª Pintura (cor)

4ª Escultura (volume)

5ª Teatro (representação)

6ª Literatura (palavra)

7ª Cinema (integra os elementos das artes anteriores)

Depois da lista criada por Ricciotto, deram continuidade acrescentando:

8ª Fotografia

9ª Quadrinhos (cor, palavra e imagem)

10ª Jogos de Computador e de Vídeo

11ª Arte Digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação)

Mônica Força


A HQ faz parte do selo Graphic MSP, que é um projeto da Maurício de Souza Produções, onde artistas brasileiros com estilos bem diferentes do que estamos acostumados a ver nas revistinhas da Turma da Mônica, realizam histórias dos famosos personagens do estúdio.


Na história, Mônica vai ter que aprender a passar por uma situação bem mais difícil da que ela está acostumada, mas que resolve facilmente com o seu coelhinho, o Sansão. Ela precisa de força para passar por isso, mas é uma bem diferente da força força física.


Já faz um bom tempo que estou de olho nas HQ’s do selo Graphic. Por enquanto, só tenho essa, mas fiquei apaixonada! Apaixonada pela ilustração, pelo o que a história nos passa, por poder ver uma de minhas personagens favoritas em outra situação, além de ser ilustrada de um jeito bem diferente do que estou acostumada.


Amei as ilustrações feitas pela Bianca Pinheiro, essa pegada mais real. Já estava de olho nas ilustrações dela quando descobri a HQ “Bear”, lançada pela editora Nemo. Além disso no fim da HQ tem um conteúdo extra com o processo da ilustração, possíveis capas e também um pouco da história da Mônica.


Você pode conferir as outras ilustrações da Bianca aqui no Tumblr dela. 😉


Iformações do livro:

ISBN: 978-85-426-0446-7

Autores: Bianca Pinheiro

Editora: Panini

Post Author: Bruna Camilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *