Admire São Paulo do alto do Pico do Jaraguá

Com um percurso que passa por diferentes ambientes, a Trilha do Pai Zé é uma das opções que leva ao ponto mais alto da cidade, a 1.135 metros de altitude

Ver São Paulo do alto é encarrar toda a sua amplitude. Mais do que ver, é sentir o seu real tamanho e perceber algo que só os lugares realmente altos proporcionam: a diminuição dos problemas diante da grandeza do mundo. E é exatamente isso o que acontece no alto do Pico do Jaraguá, o ponto mais elevado da capital paulista.

São 1.135 metros de altitude e um panorama difícil de ser esquecido, até porque, são poucos os lugares na cidade onde se pode ver algo parecido. Além da vegetação presente na região, o pico faz o visitante contemplar até 55 quilômetros de alcance. Com isso, vê-se que o Jaraguá perdeu o ouro que lá havia (extraído há muito tempo), mas que São Paulo, seu maior tesouro, permanece brilhando.

12Como ir

Existem três formas de chegar ao topo do Pico do Jaraguá, mas antes de citá-las, é importante dizer que todas elas levam a uma escadaria de 242 degraus, que não tem como ser evitada. Para ter a recompensa, o esforço é preciso. E, nesse caso, as imagens comprovam… Vale muito a pena!

A opção que mais mistura aventura e contato com a natureza é, sem dúvida, a trilha do Pai Zé, que tem alta dificuldade, mas que pode tranquilamente ser percorrida em menos de 2h30min. (A equipe do E.T.C. subiu por ela, e tem mais detalhes e dicas abaixo!).

3

A segunda alternativa, que também envolve coragem e aventura, mas com menos natureza, é subir de bike. Neste caso, o caminho é o mesmo da terceira opção, que é fazer todo o percurso confortavelmente de carro, em uma via asfaltada, onde o percurso aumenta de 3,6km (a pé – na trilha), para cerca de 5km (de carro ou bike).

Na referida estrada, há placas que indicam a proibição de bicicletas no local. Contudo, o caminho já é conhecido por muitos ciclistas e a tal proibição parece não funcionar. Além disso, vale alertar que há muitas curvas em todo o percurso, que é o tempo todo dividido com os carros. Sendo assim, para quem realmente quer ir de bike, o cuidado, a atenção e os equipamentos de segurança são extremamente necessários.

15

Desafie-se, vá pela trilha!

Quando se fala em um fazer uma trilha com as características da que leva ao Pico do Jaraguá, é natural se assustar um pouco e achar que o caminho pode exigir muito esforço.  Mas na trilha do Pai Zé, pessoas que não costumam praticar exercícios físicos também conseguem realizar o percurso, mesmo ele sendo considerado de alta dificuldade. Prova disso é que a equipe do E.T.C. (nem um pouco atlética!) encarrou a trilha do início ao fim e levou apenas 50 min para subir, e mais 30 min para descer.

Portanto, sedentários que estão pensando em encarar essa aventura, fiquem ciente de que ela é possível, mas a cautela e o respeito aos avisos do próprio corpo são essenciais, afinal, saber a hora de descansar também faz parte do desafio!

1

E para que a trilha seja feita sem grandes riscos e o passeio fique ainda mais agradável, leve muita água, pois não há como reabastecer garrafas no meio do percurso. Há alguns quiosques que vendem comida e bebida após a trilha, mas não há muitas opções. Se puder, leve também sua alimentação. Além disso, opte por roupas leves (principalmente no verão) e próprias para atividades físicas. Quanto ao sapato, o tênis é inquestionável, tem que ser ele!

Por fim, lembre-se que o conforto é agradável, mas pode ser bem menos gratificante. Quando se chega ao topo, o caminho vira história, e é você quem a faz!

14

Conheça o terreno:

Na trilha do Pai Zé, tudo começa com uma ladeira de paralelepípedo bem íngreme, que logo é trocada por um chão de terra com pedras grandes. Durante essa parte, a trilha é coberta pela Mata Atlântica e quase não é possível sentir o sol, o que a deixa bem úmida e um pouco escorregadia (é preciso cuidado!). Esse trecho da trilha é chamado de Floresta Ombrófila Densa, onde se pode cruzar com alguns animais, inclusive macacos bem levados.

2

Depois desse percurso, o cenário muda completamente e chega-se aos Campos de Altitude. O solo torna-se mais pedregoso e seco, o céu e o sol ficam completamente visíveis e pequenos panoramas da área ao redor começam a aparecer, dando um “gostinho” do que está no topo. No fim dessa parte, escadas de madeira ajudam os aventureiros a encarar a subida que fica mais íngreme.

Por fim, chega-se a um pequeno mirante (perfeito para fotos), onde a trilha termina e a estrada começa. Poucos minutos de caminhada são suficientes para alcançar a grande escadaria e, finalmente, os 1.135 metros de altitude do Pico do Jaraguá.

16
Mirante que marca o fim da trilha Pai Zé

Ficha técnica:

Distância: 3,6km (ida e volta)
Duração: 2h30
Dificuldade: Alta
Trajeto: autoguiada (pode ser monitorada para grupos)
Idade: não há restrições, mas é preciso atenção redobrada com crianças e idosos.

Curiosidades

  1. A única trilha que leva ao Pico do Jaraguá recebe o nome de “Pai Zé” por ter sido utilizada, no século passado, pelos frequentadores de um centro espírita onde havia um espírito chamado Pai Zé.
  2. Na língua nativa (Tupi), “Jaraguá” significa “Gruta do Senhor”, “Guarda do Vale” ou “Senhor dos Vales”.
  3. Alguns acreditam que o Pico do Jaraguá é um vulcão inativo. Entretanto, isso nada mais é do que uma lenda. O Pico é classificado como um Espinhaço Quartzítico.

Quer visitar?

O Pico do Jaraguá está dentro do Parque Estadual do Jaraguá, cuja entrada fica na Rua Antônio Cardoso Nogueira, nº 539, Vila Chica Luiza – São Paulo.

O parque fica aberto todos os dias (de domingo a domingo) e seu horário de funcionamento começa às 7h e termina às 17h (no horário de verão, às 18h). Mas atenção! Quem pretende fazer a trilha, deve começar até 16h (no verão, 17h), pois depois disso o acesso é fechado. A entrada é gratuita e a diversão também. Aventure-se!

18

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Admire São Paulo do alto do Pico do Jaraguá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *