Na Capela do Morumbi, antigas ruínas são molduras para a arte

A construção que atualmente recebe exposições de arte contemporânea, tem origem desconhecida e um passado coberto por hipóteses

Há muitas incertezas ao redor da Capela do Morumbi. Não se sabe a data da construção, não se sabe a quem pertenceu, não se sabe por que a obra não foi finalizada, por que há buracos nas paredes e nem mesmo o motivo das ruínas estarem ali, em um dos morros do Morumbi; e mesmo sendo chamada de capela, nem ao menos se sabe se o local foi, de fato, uma pequena igreja, já que não há registros que comprovem isso.

Mas o passado incerto e a ausência de documentações sobre a origem do local não foram suficientes para isolá-lo. Ao contrário! As incertezas, os mistérios e as hipóteses atraem os mais curiosos, que se deparam com ruínas antigas – transformadas em uma capela – que são comprovadamente devotas somente à arte lá exposta.

Antes da arte

Embora as ruínas do Morumbi sejam antigas, de antes de 1940 (não há data certa), a arte só chegou ao local em 1980, quando a Capela passou a receber atividades culturais e foi, enfim, aberta ao público. Atualmente o espaço é destinado a exposições de arte contemporânea, que são emolduradas pela simples e bela construção.

Antes disso, porém, muita coisa aconteceu, e muitas hipóteses são consideradas.

As ruínas, que ficam dentro do terreno da antiga Fazenda do Morumbi, passaram por uma grande intervenção no século XX, quando o arquiteto Gregori Warchavchik foi chamado para fazer a reconstrução do local, a fim de valorizar ainda mais os terrenos. Com isso, as ruínas de taipa de pilão foram transformadas na Capela do Morumbi, com o uso de alvenaria e tijolos, tal qual a conhecemos hoje.

12

As hipóteses

Contudo, as cruzes que são encontradas atualmente no local, assim como a aparência de igreja, só foram dadas à construção por conta de duas hipóteses que já existiam na época. Uma delas, é que as ruínas serviam como capela consagrada a São Sebastião dos Escravos, já a outra, é que – além ser uma capela – as ruínas teriam sepulturas destinadas aos proprietários da Fazendo do Morumbi.

Há ainda uma terceira hipótese, e a única que vai contra a ideia de capela, que cogita a possibilidade do lugar ter sido apenas um paiol, que nada mais é do que um depósito de pólvora, armas e outros instrumentos.

Sem documentos que comprovem essas hipóteses, resta visitar a chamada Capela do Morumbi, ver um pouco de arte, e tirar suas próprias conclusões!

 

Curiosidades

  1. As ruínas da Capela foram construídas com a técnica de taipa de pilão, muito comum na cidade de São Paulo entre o século XVI e a metade do século XIX. O curioso é que a taipa de pilão utiliza desde barro prensado, até fibras vegetais e sangue animal.
  2. O afresco que se encontra no interior da Capela, e que representa o batismo de Cristo, tem uma característica incomum para essa cena: os anjos foram pintados com olhos puxados e cores que remetem aos índios. A pintura foi realizada em 1979, pela artista pernambucana Lucia Suanê.
  3. A Capela do Morumbi faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, que é composto por 13 construções históricas, administradas pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).
  4. Há relatos de que, antes mesmo das ruínas serem transformadas em Capela, as pessoas se reuniam no local para contemplar a vista que se tinha de lá, comparada à de um mirante. Atualmente, a vegetação cresceu e, junto com isso, a presença de muitas casas impedem a visão de uma bela paisagem.

Quer conferir?

A Capela está localizada na Av. Morumbi, nº 5387, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é franca.

Para visitas em grupo é preciso fazer o agendamento através do seguinte telefone: (11) 3772-4301.

Dica: como acesso à Capela é um pouco restrito, principalmente para aqueles que moram distante do bairro do Morumbi, a dica é aproveitar o passeio para conhecer a Casa de Vidro, da arquiteta Lina Bo Bardi, que fica praticamente ao lado da Capela, no mesmo quarteirão.

Aproveite!

img_0511

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Na Capela do Morumbi, antigas ruínas são molduras para a arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *