Entre o jardim e o subsolo do MuBE

Embora seja voltado às esculturas, o museu também desenvolve ações educativas e apresenta exposições, que são sempre gratuitas (SEMPRE!)

É com o concreto aparente que o Museu Brasileiro da Escultura se apresenta. Mas é exatamente da poesia concreta do MuBE, entre o seu jardim a ser explorado e o silêncio do seu subsolo, que a arte, a criatividade e as descobertas se fazem.

Pela engenhosidade de sua arquitetura, notável logo no primeiro olhar, o MuBE  é daqueles lugares que merecem ser visitados apenas por sua estrutura. Porém, ele tem muito mais a oferecer! Lá dentro, não são só as esculturas que tem espaço; a arte, seja em pintura, fotografia, grafite, música, teatro ou até cinema, tem 7.000 metros quadrados garantidos para ser exposta!

10

No jardim, projetado por Burle Marx (renomado arquiteto paisagista brasileiro), já é possível notar que o lugar respira arte. Lá, ao ar livre, estão algumas esculturas que foram doadas e pertencem ao acervo do museu. Dentre elas, estão (da esquerda para a direita, na imagem abaixo) “Grande Coluna”, de Caciporé Torres, “Coluna Infinita”, de Alexis Leyva Machado Kcho, “Rencontre du Temps”, de Nathalie Decoster, entre outras.

Essa, no entanto, é apenas a entrada do MuBE, que esconde todo um universo artístico em seu subsolo. Ao encontrar o acesso à parte subterrânea do museu, encontra-se também três salas para exposições, um auditório com capacidade para receber 192 pessoas (onde acontecem as apresentações teatrais, musicais e multimídias), e ainda um espaço gastronômico, na área externa.

12

Papel educacional

Além de expor toda sua beleza arquitetônica junto com obras artísticas e incentivar o acesso à arte através de exposições gratuitas (que acontecem diversas vezes ao ano), o MuBE também tem atividades educacionais, como as visitas mediadas (para crianças, estudantes e grupos da terceira idade), encontros acadêmicos, palestras, seminários e até uma movimentada agenda de cursos, que varia entre escultura, pintura, desenho, história da arte e outros. Para mais informações sobre os cursos atuais, clique aqui.

11

Curiosidades

  1. O MuBE é uma obra de Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura moderna brasileira, que já ganhou o Prêmio Pritzker, em 2006, e o Leão de Oura, da 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016.
  2. O prédio do museu foi construído de modo que o silêncio passou a fazer parte do ambiente interno, tornando-o um lugar excelente para quem busca calmaria e sossego em São Paulo.
  3. Aos domingos, das 10h às 17h, o museu recebe a Feira de Antiguidades e Design da capital, inspirada no Museu Uffizi, em Florença (Itália), que realizou a primeira feira de arte dentro de um museu. Na feira do MuBE é possível encontrar peças únicas e verdadeiras, que vão desde mobiliário à documentos raros.
  4. Diferente de muitos outros museus, o MuBE tem a inovadora proposta não ter um acervo fixo. Porém, como o passar dos anos, peças foram doadas (como as que estão no jardim), e o museu as acolheu muito bem!
  5. O MuBE possui acesso para pessoas com deficiência física ou necessidades especiais de mobilidade.

Quer conferir?

O Museu Brasileiro das Esculturas possui duas entradas. A principal é pela Av. Europa, no nº 218 (ao lado MIS), já a outra é pela Rua Alemanha, nº 221.

O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h30 às 18h e não é necessário agendar horário para visitação. Basta chegar e aproveitar! A entrada é gratuita.

17

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Entre o jardim e o subsolo do MuBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *