Visite a Choque Cultural, uma nova versão de galeria de arte

Espaço envolve manifestações tradicionais, como a pintura, mas também reserva lugar para o digital, urbano e contemporâneo

É na Vila Madalena, próximo ao Beco do Batman, que está uma das galerias de arte mais modernas que São Paulo tem. Moderna não só na idade (foi fundada em 2004), mas também no seu interior, na sua proposta e em todas as manifestações de arte que apoia.

Mesmo com o espaço físico pequeno, a visita à Choque Cultural é uma grande descoberta. Isso porque, além de exposições indoor, a galeria promove a arte nas ruas, em espaços onde geralmente não se encontraria manifestações artísticas, em instituições tradicionais, e também em plataformas virtuais, o que permite que diversos tipos de trabalhados sejam explorados.

2

É graças ao seu formato inovador e abrangente, que a Choque consegue unir nomes já consagrados, com novos e jovens artistas, dando a esses últimos o espaço tão desejado para começar, seja através de intervenções urbanas, colaborações, ou até com residências e intercâmbios, levando brasileiros para exposições no exterior, e trazendo estrangeiros para o Brasil.

Arte urbana

Embora a galeria também funcione como editora de gravuras e livros, um dos carros fortes da Choque Cultural é a arte urbana e as linguagens contemporâneas. E sendo considerada uma das principais referências globais nesses assuntos, tem alguns trabalhos de grande qualidade e que merecem destaque.

4

Um deles, chama-se “Poesia Urbana e Lambe-lambe”, que ainda pode ser visto nas paredes da galeria. O festival criou cartazes com linguagens poéticas e visuais, reuniu coletivos, poetas e artistas (que fizeram da cidade de São Paulo uma plataforma expressiva para o projeto), e gerou muitas reflexões com as frases feministas, ciclo ativistas e relacionadas a agricultura urbana.

Os singelos cartazes, produzidos em diversos tamanhos, formas e cores, é um belo, poético e tocante exemplo da arte que a galeria Choque Cultural propaga. Veja abaixo alguns dos dizeres criados pelo festival “Poesia Urbana e Lambe-lambe”.

Curiosidades

  1. O festival “Poesia Urbana e Lambe-lambe” teve início com a exposição “Poesia no Concreto”, que levou versos poéticos para os muros e postes das ruas da cidade, com o uso de spray e estêncil, cartazes ou até escrita a mão. Em dezembro de 2016, quando a equipe do E.T.C. visitou a Choque Cultural, foi possível identificar, nas ruas próximas, algumas belas frases da exposição.
  2. Á esquerda da Choque Cultural encontra-se o “Tom Zé”, um dos grafites do famoso Eduardo Kobra. Vale aproveitar a visita à galeria para admirar essa outra obra de arte.

Quer conferir?

A Choque Cultural está localizada na Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena, São Paulo (SP). A galeria funciona de terça-feira a sábado, das 11h às 18h, e a entrada é gratuita. Aproveite!

17

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Visite a Choque Cultural, uma nova versão de galeria de arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *