Saiba porque você deve conhecer a Casa de Vidro

Casa de Vidro – Veja alguns motivos para visitar esse lugar

O que era apenas uma casa de vidro, hoje é o Instituto Bardi. Graças a isso, moradores e turistas da cidade de São Paulo tem o privilégio de conhecer, por dentro, aquela que foi a moradia de Lina Bo Bardi, uma das figuras mais importantes da arquitetura latino-americana, que deixou o seu belíssimo trabalho espalhado pelo Brasil.

Embora Lina tenha nascido na capital do amor (em Roma, na Itália), o Brasil, da pátria amada, a encantou, tanto que ela naturalizou-se brasileira. Foi para cá que, em 1946, ela mudou-se com seu companheiro, Pietro Maria Bardi (um dos fundadores e diretores do MASP), e juntos contribuíram com a arquitetura, o designer, a educação e, de modo geral, com a cultura brasileira.

Saber desses detalhes, da história, da grande contribuição e da paixão de Lina pelo Brasil, já são suficientes para levar qualquer um à Casa de Vidro. Toda a cultura lá embutida é a verdadeira razão de uma visita. Porém, listar os feitos dessa talentosa arquiteta no Brasil, ajudam a dar a ela o respeito e o valor merecido. Isso porque, ela foi responsável por projetar e restaurar importantes obras brasileiras, que talvez você nem imaginasse.

Sabe aquele museu que é ícone da arquitetura brasileira? O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, foi a dona da Casa de Vidro quem fez! E a antiga fábrica de tambores, que tornou-se o reduto de lazer que é o Sesc Pompéia, Lina Bo foi a responsável! O restauro do Solar do Unhão, em Salvador (BA), novamente um feito dela. Assim como a transformação da antiga Casa de Detenção do Recife (PE), no espaço que hoje é destinado a apresentações artísticas e que passou a ser chamado de Casa de Cultura. Mas ela fez mais!

De portas abertas…

8

Foi antes de realizar os feitos citados (e muitos outros), que Lina dedicou-se à Casa de Vidro, sua primeira obra no Brasil (em 1951). Projetada pela própria arquiteta, ela serviu, ao longo de 40 anos, de residência própria do casal Bardi. Mas é desde essa época – em que já era uma casa moderna e de referencia no ramo da arquitetura, mas que ainda não tinha o cargo de instituto – que a construção já servia de ponto de encontro entre arquitetos, artistas e intelectuais que participavam de discussões culturais.

Atualmente, a Casa de Vidro, agora como sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, dá continuidade ao que seus donos começaram. Pesquisas e troca de ideias ainda são feitas no local, que promove e influência (com as características das obras de Lina) todos os campos da arquitetura brasileira e até da cultura nacional.

5

Para manter esse papel cultural vivo e em expansão, a Casa de Vidro recebe visitas através de programa educativo (onde é possível ter discussões profundas e proporcionar muito mais conhecimento), mas também de visitação espontânea, que o E.T.C. indica para qualquer um, já que há muito o que ser visto e aprendido, inclusive por quem não entende nada de arquitetura.

Uma vez no território da casa, que tem uma área 7.000 metros quadrados, o jardim já surpreende de cara. Sua natureza, repleta de espécies brasileiras, também foi plantada e cultivada pela arquiteta italiana. Contudo, no interior, um acervo pessoal (de peso!) é o responsável por decorar a casa e levar ainda mais conhecimentos aos visitantes. As imagens do interior da casa, por normas do Instituto, não podem ser divulgadas sem autorização, mas os olhos e a memória de quem visita o lugar, agradecem. Vale conferir!

10

Curiosidades sobre a Casa de Vidro

  1. A estrutura da casa é feita de concreto e seus acabamentos são em vidro e metais.
  2. O local foi tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico da cidade de São Paulo.
  3. Abaixo da casa, na parede à direita de quem desce as escadas principais, estão, lado a lado, as cinzas do casal Bardi.
  4. Há cerca de 5 mil itens catalogados dentro da casa.

Quer conferir?

A Casa de Vidro está na Rua General Almério de Moura, n° 200 – Morumbi, São Paulo, e fica aberta ao público de quinta-feira a sábado, das 10h às 16h. Se encontrar os portões fechados dentro desse horário, (não se assuste!) basta tocar a campainha e será atendido!

No site do próprio Instituto Bardi, há o nome e o número de algumas linhas de ônibus que passam próximo ao local. Para conferir, clique aqui!

O ingresso para entrar na casa custa R$ 20,00 (inteira), e R$ 10,00 (meia). Bom passeio!

2
Pedra onde estão guardadas as cinzas do casal Bardi

Post Author: Thais Brazil

0 thoughts on “Casa de Vidro – Veja alguns motivos para visitar esse lugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *