lugares para visitar em São Paulo

30 lugares para visitar em São Paulo

Um declaração de amor e 30 lugares legais da cidade de São Paulo

Todo paulistano, ou paulista que passe muito tempo na capital, já escutou a frase “minha relação com SP é de amor e ódio” saindo da boca de algum amigo ou até mesmo da sua própria.  Eu entendo completamente a paixão fervorosa pela variedade de lugares, pela beleza das avenidas Paulista e Faria Lima, e o ódio pelos congestionamentos e os trens que raramente não dão problemas. Eu entendo esse sentimento misturado, mas de tudo que se possa sentir,  eu só sinto amor por São Paulo.

Não é paixão, porque senão ela explodiria e depois de um certo tempo acalmaria, desapareceria no meio da confusão constante de sentimentos. Paixão é coisa forte que se sente por outra pessoa, que faz o coração doer, mas que depois de um mês já foi embora e já não se tem mais nada. Não! O que eu sinto pela maior cidade brasileira é amor. Pois é daqueles sentimentos que duram muito e que – se depender de mim – durará para sempre.

São Paulo acolheu meu pai, ainda pequeno, quando veio com a família de uma cidadezinha de Alagoas, para tentar construir uma vida melhor na cidade grande. São Paulo acolheu minha mãe, que nascida em Franco da Rocha – cidade da região metropolitana – trabalhava e passeava pela metrópole e lá conheceu meu pai. São Paulo me acolheu no meu primeiro dia no mundo, ali no bairro da Saúde, onde dei meu primeiro respiro na vida. E quem diria que depois, mesmo vivendo na Grande SP a minha vida toda, eu viveria pelo ar de São Paulo?

Eu vivo pelo ar de São Paulo porque é lá que eu conheci o mundo. Foi lá eu comecei a viver meu sonho de ser jornalista, foi lá que eu conheci pessoas que admirava, foi lá que entrevistei, foi lá que conheci melhores amigas, foi lá que descobri lugares incríveis, foi lá que eu aprendi o que é ter brilho no olhar.

Ali, no viaduto acima da 23 de maio, eu enxerguei a beleza de amar minha própria cidade (porque sim, mesmo não morando na capital, sou paulistana de corpo e alma). Desde o pôr do sol visto junto com a paisagem do Ibirapuera, passando pela bela e eclética Av. Paulista, até a maravilhosa igreja da Sé; eu aprendi a reverenciar o que é meu.

São Paulo é cheia de problemas sim, mas acredito que muitos poderiam mudar se ao menos as pessoas amassem mais e conhecessem mais sua própria casa, a cidade que é seu lar. São Paulo tem de tudo: comida e cultura de todas as formas e de todos os lugares, eventos gratuitos, pessoas de todas as nacionalidades, shows, jogos de futebol, carnaval, empresas grandes, médias e pequenas, food trucks, parques e toda a loucura e agitação que uma cidade desse porte dificilmente deixaria de ter.

E é exatamente essa agitação que eu não conseguiria viver sem. É o modo de viver do paulistano que pulsa dentro de mim e que não me deixaria morar longe desse lugar. É a casa que eu quero comprar na Vila Mariana (sonho meu, sonho meu…), é o emprego que quero ter em uma redação pelos cantos da zona oeste, são os passeios com as amigas pela região central, é o começo de um namoro em um encontro no barzinho da zona norte da cidade. A minha vida toda acontece lá, nessa cidade que me acolheu desde o meu primeiro respiro e por isso eu retribuo – e sempre retribuirei com meu sincero amor.

Parabéns São Paulo!

E para te ajudar a conhecer um pouco mais a cidade, fizemos um ‘mapa’ listando alguns lugares que você não pode deixar de visitar. <3

30 lugares para vocês visitar em São Paulo

SP 462

Veja mais lugares no Seja + Turista

Post Author: Bruna de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *